Ao longo de sua carreira profissional, você inevitavelmente terá que lidar com os mais variados tipos de pessoas. Uma vez que geralmente passamos mais tempo no ambiente corporativo do que em nossas próprias casas, é fundamental que os relacionamentos com os colegas de trabalho sejam saudáveis e positivos. Uma boa convivência no ambiente de trabalho ajuda na motivação e no bem-estar pessoal, além de tornar o trabalho mais agradável e livre de conflitos.
Muitas relações profissionais podem acabar trazendo laços importantes para a vida pessoal, abrindo portas para novos negócios ou até mesmo permitindo o estabelecimento de amizades duradouras que vão para além do escritório. Pensando nisso, confira as principais dicas para melhorar sua convivência no ambiente de trabalho:
Como manter uma boa convivência no trabalho?
Tenha empatia
O primeiro passo para lidar com pessoas de diferentes mentalidades e culturas consiste em exercitar a empatia. Para isso, você deve entender que cada indivíduo tem seus hábitos, preferências, experiências e opiniões. Se você não concorda com alguma convicção da pessoa e isso não tiver relação direta com o trabalho, não enfrente-a sem motivo. Esteja aberto a novos pontos de vista, seja paciente e respeite a todos.
Esteja atento ao vocabulário
A forma como você trata as pessoas afeta diretamente o conceito que eles formam sobre você. Algumas gírias ou expressões comuns no seu círculo de amigos, por exemplo, podem ser consideradas ofensivas para um colega. Por isso, use sempre palavras neutras e pergunte como a pessoa quer ser tratada.
Seja cordial
O ambiente profissional é, por padrão, coletivo. Por esse motivo, é importante que você seja cordial com todos, de maneira igual. Cumprimente ao chegar no local e ao sair, evite se isolar em “panelinhas”, ajude sempre que possível e alimente a cooperação.
Fique atento a seu comportamento
Seus hábitos podem incomodar os colegas de trabalho e, por isso, é importante que você tenha consciência deles e saiba como evitar atitudes como batucar na mesa ou balançar a perna — que, em alguns casos, pode desconcentrar quem está ao seu lado.
Além disso, elimine maus hábitos no trabalho, especialmente os ligados a questões de higiene: não consuma alimentos com cheiro forte na mesa de trabalho, use sempre desodorante (e evite perfumes exagerados), não cutuque o nariz e esteja sempre atento a atitudes que podem irritar os colegas e até prejudicar seu marketing pessoal.
Mantenha o profissionalismo
Mesmo que você tenha uma amizade na empresa, é importante saber separar os momentos de ser um amigo e ser um colega de trabalho, e cada momento requer uma reação específica e adequada para evitar problemas. Nesse sentido, evite falar de assuntos pessoais durante o expediente e saiba ser imparcial, sem valorizar ou favorecer um colega de quem você gosta mais. (Confira dicas de como manter a postura profissional ao trabalhar com um amigo)
Seja prestativo
Sempre que possível, esteja disponível para o contato dos outros. Se algum colega de trabalho estiver com dificuldades, esteja de prontidão para ajudá-lo. Saiba ouvir, não interrompa os outros, presente atenção e não julgue. Ao dar um feedback, critique de forma construtiva e dê conselhos que ajudem os outros a evoluir no trabalho. Essas atitudes solícitas auxiliam a conquistar a confiança e promovem uma convivência saudável no ambiente de trabalho.