Nos dias atuais, as exigências do mercado de trabalho para contratar um funcionário vão muito além de ter uma formação. Embora o diploma que atesta conhecimento em uma determinada área de atuação seja importante, apenas isso não é suficiente para conseguir um emprego e ser bem-sucedido nele.
As empresas de hoje buscam por profissionais que demonstram muito mais do que formação e competência, e isso inclui não apenas saber aplicar conhecimento nas tarefas do dia a dia, mas saber se relacionar e ser capaz de proporcionar melhorias no ambiente de trabalho como um todo.
Por isso, quem deseja se manter no emprego ou está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho precisa começar a repensar suas ações, uma vez que adotar boas atitudes no ambiente laboral influencia diretamente no desempenho individual, no clima organizacional e no bem-estar de todos que atuam no mesmo meio social.
Exemplos de boas atitudes no ambiente de trabalho
Equilíbrio emocional
A primeira característica que um bom funcionário deve apresentar é o equilíbrio emocional. Saber gerenciar as emoções e não deixar que os problemas pessoais atrapalhem o relacionamento no ambiente de trabalho é um fator determinante para conseguir se manter no emprego por mais tempo.
Ter equilíbrio emocional também significa saber enfrentar os problemas que aparecem no dia a dia, buscando as maneiras mais sábias e sensatas de administrar cada um deles.
Disposição para mudanças
O mercado está em constante mudança e, portanto, estar aberto a mudar também é outra atitude que se espera de um bom profissional. Fazer sempre as mesmas tarefas, do mesmo modo, é coisa do passado — e quem adota esse perfil tem pouquíssimas chances de permanecer dentro de uma empresa. É preciso acompanhar o ritmo das mudanças e estar aberto para mudar também, além de se desenvolver constantemente e se reinventar ao longo da jornada profissional. Dedique-se à reciclagem e atualização profissional sempre que possível!
Marketing pessoal
Muita gente acha que não, mas ter um bom marketing pessoal também é uma das atitudes esperadas dentro do ambiente de trabalho. Isso porque o marketing pessoal consiste justamente na combinação de todos os comportamentos e atitudes que determinam a imagem de uma pessoa perante o grupo.
Ter uma boa imagem, portanto, significa se preocupar com as palavras e comportamentos. Isso vai desde se vestir conforme o padrão do local de trabalho até a forma com que o indivíduo se relaciona com os demais colegas, clientes, chefe e todas as pessoas que convivem em seu cotidiano profissional.