A teoria do círculo de ouro, também conhecida como círculo dourado, foi publicada pelo inglês Simon Sinek em seu livro “Starts With Why” (lançado no Brasil como “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação”), e leva os publicitários e profissionais da área de marketing a buscar melhorias em suas campanhas, além de incentivá-los a avaliar seus concorrentes.
Para isso, o círculo de ouro une a trajetória de grandes profissionais que obtiveram sucesso em suas respectivas áreas — como Walt Disney, Steve Jobs e Martin Luther King, pessoas que foram líderes e se destacaram mais que qualquer outro em suas respectivas carreiras.
O que é o círculo de ouro?
O círculo de ouro é a forma como Simon Sinek demonstrou as razões pelas quais algumas empresas ou profissionais podem assumir a liderança e conquistar resultados muito mais expressivos do que seus concorrentes. Para expor esta teoria, o círculo de ouro pode ser visualizado como um gráfico simples, formado por três círculos, um dentro do outro, formando um símbolo semelhante a um alvo. De dentro para fora os círculos possuem cada um uma pergunta, são elas:
- Por quê?
- Como?
- O quê?
Desta maneira, segundo a teoria do círculo de ouro, é possível visualizar que muitas pessoas ou empresas sabem o que fazem, uma parcela destas pessoas ou empresas sabe como fazem, mas poucos conseguem chegar até o círculo central, sabendo a razão de fazerem aquilo que fazem em seu segmento ou carreira.
Assim, pode se compreender de maneira mais precisa que os profissionais que se destacam são justamente aqueles que conseguem identificar o porquê de suas ações, chegando a formas diferentes de atrair seu público, fazendo com que mais pessoas se identifiquem com seus discursos e aceitando aquilo que lhes é oferecido.
Como funciona o círculo de ouro na prática?
A melhor maneira de compreender como o círculo dourado funciona é imaginando uma tentativa de venda ou propaganda de um determinado produto. É comum que as propagandas descrevam de forma expansiva as qualidades do produto que é vendido: em geral, é apresentado ao consumidor o círculo de fora para dentro, mostrando “o quê” lhe é oferecido, ocasionalmente “como” é feito/funciona, mas dificilmente chegando ao “por que”.
Com o círculo de ouro sendo colocado em prática, porém, o que é mostrado ao cliente em potencial é o “por que” ele deve adquirir aquilo que lhe é oferecido, mostrando a ele não apenas o produto, mas os benefícios que ele poderá oferecer se adquirido.
A aplicação do círculo de ouro, portanto, permite não apenas a melhoria contínua do desempenho profissional: é possível atingir pontos cada vez mais altos na carreira, uma vez que a teoria traz uma compreensão maior sobre as razões, bem como uma visão mais completa e próxima de seu público-alvo.