Liderar uma equipe é sempre um desafio, pois ela é formada por pessoas diferentes, cada uma com seus próprios objetivos, valores e responsabilidades. A liderança, portanto, deve estar atenta às características de cada membro para guiá-los a um objetivo comum. Nesse intuito, algumas dicas podem ser úteis.
Em primeiro lugar, como já levantado, você deve conhecer muito bem sua equipe e identificar o que motiva cada um dos membros a sair de casa e se dirigir ao trabalho todos os dias. Ao conhecer os motivos pessoais, você pode estimulá-los e integrá-los, comprometendo-os aos objetivos coletivos da empresa e do grupo.
Além disso, é preciso sempre desafiar a equipe profissionalmente, pois o ato de estimular a equipe deve ser constante, já que a motivação tem um efeito passageiro. O desafio move a equipe a dar seu melhor e sair da zona de conforto para um estágio superior. Ao gestor cabe dar as condições para que sua equipe se coloque em movimento, definindo metas a partir da análise do mercado onde está inserida. Esses desafios devem vir acompanhados de incentivos, como promoções, prêmios e auxílio nos estudos. Caso contrário, a equipe não aceitará o desafio.
Além dos incentivos, o líder deve valorizar os membros de sua equipe. São atitudes simples como reconhecer os valores individuais, elogiar e agradecer a dedicação de cada colaborador. Mas isso deve ser sincero para que os liderados se sintam fundamentais no processo que beneficia a empresa e também o grupo. É importante potencializar os talentos individuais e não fazer comparações que criam rivalidades que atrapalham o trabalho coletivo.
Para conhecer sua equipe é preciso proximidade. Os líderes têm que estar perto de sua equipe. E é importante também que a equipe tenha liberdade de conversar com o líder, e este esteja acessível a ouvir sugestões, críticas e elogios.
Compreender os erros que a equipe comete e aprender com eles também é fundamental. Trata-se de compreender o que levou ao erro e o que não pode ser repetido. Desta forma, em qualquer situação, defenda incondicionalmente sua equipe, ela é fruto da sua liderança e você não pode transferir a responsabilidade para a equipe. Assim, sua equipe vai saber que pode contar com você e não vai querer decepcioná-lo.
Por fim, você deve estar atento para tratar as situações de forma igualitária e pelo benefício conjunto, e ser sempre transparente com sua equipe, não omitindo fatos. Isso evita desencontro de informações e demonstra respeito e a importância da equipe, gerando maior comprometimento.