O desânimo no trabalho pode ser prejudicial para a produtividade da empresa e também para a autoestima do indivíduo. Mesmo tendo em mente que a nossa carreira profissional, não importa qual seja, é feita de altos e baixos, é preciso observar se esses períodos “em baixa” estão comprometendo as atividades sob nossa responsabilidade.
As causas para a estagnação pode ter diversas origens: baixos salários, pressão excessiva da chefia, objetivos profissionais inalcançáveis, falta de perspectiva. Muitas pessoas não trabalham com o que querem, mas com o que conseguem; ao descobrir o seu perfil e identificar as suas próprias habilidades, é mais fácil traçar metas para a sua carreira profissional.
Veja algumas dicas para vencer o desânimo no ambiente de trabalho, aumentar a sua produtividade e trabalhar mais motivado:
1. Antes de tudo você precisa descobrir qual a origem do seu desânimo para começar a buscar a solução mais apropriada;
2. Depois disso, você deve encontrar o oposto de seu desânimo: o que o motiva? O que faz você sentir satisfação ao trabalhar?
3. É necessário fazer um planejamento para a sua vida, incluindo a carreira profissional, acadêmica, familiar, lazer, estabelecendo períodos em que você irá dedicar-se a cada uma dessas áreas;
4. No ambiente de trabalho defina quais são as suas prioridades para o dia e mantenha o foco – isso irá otimizar o tempo que você tem disponível;
5. Vivemos num mundo altamente dinâmico, por isso é necessário manter-se atualizado a fim de se destacar entre os profissionais qualificados;
6. Conheça quais são os seus pontos fortes e use-os como fator de diferenciação dentro da organização; saiba também quais são os seus pontos fracos e tente usá-los como fator de motivação para melhoria e aperfeiçoamento. Descobrindo as suas habilidades, você consegue focar os pontos para desenvolver o seu potencial e conquistar resultados positivos.