Da mesma forma que um profissional necessita ter apontados os seus equívocos quando por algum motivo falha ao executar uma tarefa – não para que seja constrangedor, mas para que ele cresça profissionalmente – é importante oferecer reconhecimento positivo quando ele atinge um bom resultado ou encontra uma solução que auxilia no sucesso de um projeto.
O reconhecimento é uma forma direta de motivar o colaborador. Através dele, o funcionário percebe que suas ações estão realmente sendo avaliadas e que seus esforços têm valor para seus superiores. Muitas vezes, ser reconhecido por um trabalho bem feito é tão ou mais importante do que, por exemplo, um simples aumento de salário.
Mas como oferecer o estímulo do reconhecimento corretamente? Em primeiro lugar, o líder necessita estar realmente atento às ações de cada um de seus colaboradores já que, apenas assim, saberá identificar momentos em que um trabalho bem feito merece ser destacado.
É preciso lembrar a força do fator psicológico que leva à satisfação diante do reconhecimento. Trata-se de uma busca de todos nós, de forma mais ou menos consciente, em todas as nossas atividades. Alcançar o reconhecimento é, portanto, obter um sentimento que enriquece a autoestima e a confiança em si mesmo.
Um cuidado especial a ser tomado pelos líderes está em tentar evitar que os reconhecimentos gerem um clima de competição exacerbada entre os colaboradores. Embora algumas empresas tenham o pensamento de que é produtivo estimular a competição entre seus funcionários, há pontos de vista mais contemporâneos que demonstram que o sentimento de colaboração também é muito importante para a estruturação de projetos. Cabe ao líder, portanto, sentir como manter o equilíbrio entre reconhecimento, competição e colaboração de modo a manter a motivação sempre em alta.