Home > Motivação > Insatisfação profissional: como saber se estou desmotivado no trabalho

Insatisfação profissional: como saber se estou desmotivado no trabalho

Salário abaixo da expectativa, clima pesado na empresa e falta de reconhecimento profissional são alguns pontos que merecem atenção

Quando o relógio desperta e o corpo quer permanecer na cama, quando conta os minutos para acabar o expediente ou se não há mais prazer no que se faz são alguns pontos que pode indicar uma desmotivação no trabalho. Essa insatisfação profissional ocorre com frequência tanto entre os jovens que estão ingressando como com quem já está estabelecido no mercado.

São diversos os fatores que podem levar uma pessoa a se decepcionar com a carreira e despertar o desejo da mudança. Porém, antes de tomar uma decisão como essa é importante que se compreenda os reais motivos que levam a essa insatisfação.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria 4hunter, o salário abaixo da expectativa, clima pesado na empresa e a falta de reconhecimento profissional são os principais pontos que levam a insatisfação.

Responder a algumas simples perguntas ajuda a descobrir se o problema está em você ou na empresa em que trabalha: Estou feliz com meu trabalho?, Tenho alguma chance de crescer na empresa?, Eu gosto do meu chefe e ele me motiva a trabalhar?, Eu gosto dos meus colegas?, O meu salário é compatível com meus gastos?. Se houver pelo menos três respostas negativas, é preciso ver o que está acontecendo.

Quando um funcionário se sente desmotivado isso pode refletir em baixa produtividade, atraso na entrega de tarefas, faltas constantes, falta de comprometimento e pode levar, inclusive, a problemas de saúde, como o stress, doenças dermatológicas e estomacais.

Para contornar essa situação é preciso analisar a causa. O primeiro passo é verificar se o clima pesado na empresa é real ou se é você que está com algum problema. Converse com colegas para saber se eles também sentem isso. Então, procure falar com o gestor sobre a situação.

Para jovens, a remuneração é o maior desmotivador no mercado de trabalho. Por isso, verifique o momento pelo qual a empresa atravessa e veja qual é a possibilidade de garantir uma remuneração mais alinhada com as suas necessidades.

Desmotivação

Foto: © Depositphotos.com / belchonock

Sempre tenha em mente que nenhuma carreira segue uma trajetória linear. Uma dica é buscar novos desafios, mesmo diante de uma rotina estável e comum. A mudança no hábito e na forma de realizar as tarefas pode melhorar seu rendimento.

Por fim, se mesmo assim não houver motivação, talvez seja hora de expandir o horizonte para uma nova atividade ou empresa. Descobrir qual é o seu propósito, aonde se quer chegar, é importante para melhorar a satisfação profissional e pessoal.

Matérias Relacionadas