Está comprovado que a utilização das redes de contatos profissionais (networking) tem trazido bons resultados para quem busca novos desafios na carreira, seja para obter um emprego, seja para trocar o atual por outro que apresente maiores responsabilidades e represente crescimento profissional vertical ou horizontal.
Expandir os horizontes significa aprofundar-se ainda mais nas possibilidades e nas responsabilidades de uma determinada função, tornando-se um verdadeiro especialista ao atuar em diferentes áreas. Esta prática é considerada um fator importante para quem almeja vôos maiores e mais sustentáveis no longo prazo, dentro e fora da organização. Hoje em dia, toda função envolve processos e projetos que estão além de tarefas pré-definidas, locais de trabalho físicos ou especialidades exigidas para o cargo. Já no caso das redes sociais, elas são utilizadas para ressuscitar relacionamentos profissionais ou de amizade, com pessoas que podem ter feito a diferença em nossa história. Nesta, podemos recuperar amigos ou até mesmo parentes, que se perderam ao longo do tempo, por diversos motivos, seja pela rotina estressante do dia a dia ou até mesmo por um desentendimento sem importância que acabou levando ao afastamento. Profissionalmente, o resgate destes contatos pode levar a indicações e ou referências muito positivas, se considerarmos a rede de contatos dos nossos contatos e assim por diante. Porém, como tudo na vida, tem o lado que deve ser bem observado e tratado com muita discrição, pois pode definir seu perfil exatamente como ele é ou dar uma falsa idéia de falta de bom senso. Cada post numa rede social tem que levar adiante um conceito, gerando principalmente uma identidade visual, que no caso é a sua, que fez a postagem. O que você publica na rede pode trazer bom retorno ou pode prejudicar a sua imagem quando você está em busca de novos amigos ou até mesmo de novo desafio profissional. Existem redes mais direcionadas para contatos pessoais e outras para contatos profissionais: As redes sociais horizontais são as mais genéricas, pois seu objetivo é simplesmente a criação de um ambiente digital em que pessoas possam se comunicar e compartilhar conteúdos. Elas são focadas em contatos pessoais e tendem a ter um número maior de participantes porque não possuem muitos bloqueios para o relacionamento entre eles. Seguem um modelo linear de distribuição de conteúdo, onde todos os membros devem possuir acesso ilimitado ao conteúdo publicado pelos outros membros. Por permitirem uma movimentação ampla pelo conteúdo compartilhado, são chamadas então de Redes Horizontais.
O mais importante é que sua rede de contatos, independente de ser pessoal ou profissional, é um patrimônio seu e que como tudo que te pertence, deve ser bem cuidado. Faça dela um bem precioso que poderá, a qualquer momento, dar o tão esperado retorno deste grande investimento!
As redes sociais verticais são mais segmentadas e tendem a agrupar pessoas que têm um interesse em comum. São redes criadas para o debate em torno de um determinado assunto específico (trabalho, música, fotos, hobbies, etc.) e por isso agregam um público mais uniforme em termos de perfil. Alguns autores consideram as redes sociais verticais como uma versão sofisticada dos antigos fóruns de discussão que também trabalhavam desta forma. Para manterem o mínimo de ordem, é uma característica das redes sociais verticais apresentarem barreiras de acesso ao conteúdo como a criação de grupos e comunidades dentro da própria rede. A utilização das redes sociais verticais se dá quando temos um público-alvo bem definido e em sintonia. Como possuem um público mais restrito, essas redes tendem a ter um número menor de participantes que o que verificamos nas Redes Horizontais, pois a afinidade com o foco da rede funciona como fator de exclusão natural. Na hora de optar pela utilização de uma ou outra, é importante estar ciente de que a escolha entre atuação em redes sociais horizontais ou verticais está na base do planejamento, por isso esta diferenciação entre elas é colocada de forma bem clara, pois ela é fundamental na hora de determinar em quais redes vale ou não empreendermos ações, já que cada uma responde de forma diferenciada. Nas opções de redes de contatos/sociais, orientamos a observação constante do que está postando, sempre tendo em mente que você não vai poder controlar os acessos a estas postagens. É uma via de mão dupla, que pode se transformar em mão única e que nem sempre vai para o lado que você esperava ao fazer aquela publicação. O mais importante é que sua rede de contatos, independente de ser pessoal ou profissional, é um patrimônio seu e que como tudo que te pertence, deve ser bem cuidado. Faça dela um bem precioso que poderá, a qualquer momento, dar o tão esperado retorno deste grande investimento!