Um dos maiores desafios das organizações é manter suas equipes motivadas, confiantes e comprometidas. Garantir a satisfação e o envolvimento dos funcionários com a empresa e as atividades exercidas é um fator decisivo para melhorar o desempenho e a produtividade. É fato que a produção dos empregados aumenta em uma proporção sempre maior quando há motivação.
No dia a dia de trabalho, as tarefas não devem ser encaradas como algo desagradável e impositivo. É preciso haver uma razão e uma identificação do indivíduo com aquilo que faz. Portanto, o primeiro desafio é descobrir os motivos que levam os indivíduos a cooperar.
Sabe-se que um dos principais estímulos à cooperação surge quando os indivíduos reconhecem nas atividades desempenhadas uma contribuição direta para alcançarem seus objetivos pessoais. Dessa relação de reciprocidade entre pessoas e organizações, surgem os conceitos de incentivos e contribuições, que têm papel fundamental da motivação profissional.
Um estudo de caso realizado no Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, em Cascavel (PR), é um exemplo da importância dedicar atenção especial à motivação dos profissionais. Com as limitações de recursos humanos, verbas escassas, jornadas excessivas e desgaste físico, a instituição se viu diante de um grande desafio para estimular seus colaboradores.
Para tentar superar o problema, realizou uma pesquisa entre os funcionários a fim de identificar os fatores geradores de motivação, possibilitando observar na prática o que pode causar ou não insatisfação no colaborador. Essa investigação foi a base para as melhorias e ajustes implementados no hospital.
Com o levantamento das principais dificuldades enfrentadas pelos funcionários, identificaram a necessidade de se criar, dentro da organização, um núcleo de gestão de pessoas, formado por unidades para o desenvolvimento das atividades de seleção e recrutamento, remuneração, benefícios e controle, capacitação, desenvolvimento e avaliação, além de atenção ao profissional.
Outras pequenas mudanças realizadas também fizeram a diferença, como a adoção de cestas básicas, premiação do colaborador do mês, dia de folga com lazer patrocinado para o funcionário e destaques no jornal interno para as melhores equipes.
A iniciativa do hospital pode ser aplicada como modelo em diversos outros casos. É imprescindível, no entanto, que em cada situação seja feito um diagnóstico das principais dificuldades enfrentadas, que podem exigir diferentes formas de solução.