Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos empreendedores, porém é preciso muito planejamento e organização na hora de começar uma atividade e ter sucesso. Segundo dados da Serasa Experian, em 2013, foram registrados 1.758 pedidos de falência em todo o País, sendo que 1.014 dos requerimentos são de micro e pequenas empresas.
Dessa forma, uma das primeiras dicas para empreendedores é fazer uma pesquisa para verificar se o local está apto a receber este tipo de microempresa, se tem concorrência na área (se for o caso) e se a vizinhança faz parte do público alvo a ser atendido. Também é de extrema importância descobrir se o local é autorizado pela Prefeitura e obter todos os documentos necessários para o funcionamento da empresa, como por exemplo o Alvará.
Outro fator importante é referente à administração do negócio. É preciso definir quem irá comandar a atividade, quantas pessoas estarão dispostas ao trabalho e se o dono tem outra renda ou vai depender exclusivamente da nova empresa.
Uma figura que pode fazer a diferença no planejamento para o futuro da empresa é o contador. Através do fluxo de caixa, ele pode prever em quanto tempo o investidor conseguirá ter retorno financeiro.
Além do contador, os demais funcionários devem ser escolhidos com calma e cautela. Cada pessoa deve ficar ciente de sua função na empresa e saber que deverá exercê-la com prazer e boa vontade.
Por último, o nome do negócio também merece atenção na hora da escolha. Ele deve traduzir o significado da empresa e estar associado ao que será negociado. Além disso, pode ser muito útil a contratação de uma assessoria de imprensa para divulgar o negócio de acordo com o público alvo do produto.