A ação de oferecer a um profissional uma avaliação em relação ao seu trabalho que possa ser útil ao seu desenvolvimento dentro de uma organização recebe o nome de feedback. Para que estas observações e percepções possam ser levadas adiante e transformadas em melhorias efetivas, as empresas utilizam outra técnica, denominada feedforward. Trata-se de um “olhar adiante”, em que um colaborador recebe orientações para melhorar seu desempenho, superando as dificuldades avaliadas.
Também chamado em algumas empresas de reorientação, o feedforward é uma ferramenta de importância crucial na gestão de pessoas. Através dele, é possível ajudar colaboradores em seu processo de crescimento e aprendizado, aumentando o nível de satisfação e de produtividade. O feedforward também é valioso em momentos de conflito, em que a relação com um funcionário passa por algum tipo de divergência. Nesses casos, o gestor poderá observar as possibilidades para o futuro daquele colaborador e, junto com ele, traçar novas ações dentro da organização.
Assim como ocorre no feedback, no feedforward o gestor necessitará de muito cuidado durante os processos de comunicação junto ao funcionário. Isto ocorre porque nem sempre as perspectivas futuras imaginadas pelo colaborador são as mesmas que a empresa visualiza para ele. Em alguns casos, a ansiedade pode fazer com que o funcionário deseje avançar mais rapidamente do que a organização julga interessante. Em outros, os desafios propostos podem gerar insegurança e o funcionário sentir-se inapto a alçar voos mais altos. Ao gestor cabe conseguir equalizar expectativas, sem constranger o colaborador.
Segundo especialistas da área de Recursos Humanos, o feedforward também pode ser visto como uma espécie de complemento direto do feedback. Isso significa que, além de oferecer ao colaborador uma avaliação distanciada e construtiva de suas atividades, a empresa apresenta uma forma efetiva de promover o seu desenvolvimento, criando metas e estratégias para que este possa se superar, atingindo níveis cada vez mais altos de qualidade.