Mesmo que se busque um clima organizacional pacífico, os conflitos fazem parte da rotina de qualquer empresa. Em alguns casos, são gerados por divergências de opiniões em relação aos rumos de algum projeto ou nascem do descontentamento em relação a decisões tomadas, além de posturas de colegas de trabalho e superiores. Nesses momentos, o gestor precisa estar preparado para buscar as melhores saídas e, também, identificar os perfis dos colaboradores envolvidos.
A regra primordial para administrar um conflito no ambiente de trabalho é identificar o momento correto para agir. Isso significa não tentar intervir em uma discussão acalorada enquanto ela estiver ocorrendo. Só é possível compreender uma situação, analisá-la e encontrar soluções para os conflitos utilizando a racionalidade e pensar com clareza é praticamente impossível quando as emoções estão exacerbadas.
Acalmados os ânimos, é importante que o gestor busque as partes envolvidas no conflito, separadamente, para ter uma visão do ocorrido. Em algumas situações, pode ser interessante escutar a opinião de terceiros, como forma de obter um melhor panorama do acontecimento. Munido destas informações, o gestor precisará fazer uma série de escolhas, com o intuito de evitar que o conflito se repita ou que contamine outras relações, tornando-se generalizado.
A presença do líder na busca por estas soluções demonstra a sua preocupação para com seus liderados, o que promove confiança por parte da equipe. Este é um fator importante a ser salientado, já que existem gestores que, por despreparo, optam por simplesmente se omitirem quando os conflitos se fazem presentes – mesmo que os conflitos se resolvam naturalmente.