A avaliação de desempenho é um método importante na gestão de pessoas, já que permite um olhar cuidadoso em relação às atividades que estão sendo desenvolvidas, à forma como o profissional está conseguindo desempenhá-las e, também à maneira como é percebido por seus superiores. Neste tipo de processo, a chamada avaliação 180 graus apresenta-se como um primeiro passo. Nela, o gestor é responsável pela análise de desempenho de seus subordinados, oferecendo a eles um feedback.
Para que este tipo de avaliação de desempenho funcione, toda a organização precisa estar devidamente preparada. Os gestores precisam ter clareza em relação ao seu papel como avaliadores, conhecendo os critérios técnicos e comportamentais envolvidos nesta análise. Os colaboradores que serão avaliados, por sua vez, devem ser informados de que estão sendo avaliados.
A comunicação precisa ser feita de forma cuidadosa principalmente para evitar situações em que o subordinado se sinta prejudicado ou injustiçado por uma avaliação negativa. Por isso os gestores necessitam demonstrar não apenas maturidade técnica como habilidade interpessoal, de modo a fazer da avaliação algo construtivo para os seus colaboradores.
Quando a avaliação é promovida para toda a empresa, é geralmente de responsabilidade do Departamento de Recursos Humanos criar as metodologias e preparar os gestores para a sua aplicação. O suporte do RH seguirá até o levantamento e análise dos resultados e finalizará apenas quando o gestor já tiver passado as informações aos seus subordinados, informando também as linhas de ação sugeridas para a melhoria de desempenho, quando necessário.
Portanto, toda a estrutura organizacional precisa estar preparada e envolvida. Apenas assim, a avaliação de desempenho 180 graus poderá trazer dados capazes de levar à melhoria do desempenho das atividades da organização como um todo. Caso contrário, corre-se o risco de se perder informações valiosas, simplesmente pela falta da estrutura de análise de dados e gestão de pessoas adequada.