Peter Drucker nasceu em Viena, na Áustria, em 1909, e se consagrou como escritor, professor e consultor administrativo. Ele é considerado o guru da administração moderna e um dos maiores especialistas em gestão de negócio ao dedicar sua vida a estudar os fenômenos dos efeitos da globalização na economia, principalmente no mundo corporativo.
Drucker criou diversos conceitos, os quais construíram a base da gestão moderna, e defendia que o bem mais precioso de uma empresa são as pessoas. Entre as décadas de 1970 e 1980, apresentou a “economia de empreendimentos”, em que fez diversas observações sobre o tema. Assim, Peter Drucker está diretamente ligado ao empreendedorismo.
Com isso, tratava a inovação como algo inato. Ou seja, que pode ser ensinada e desenvolvida, visando que o empreendedor conheça os caminhos que podem levá-lo ao sucesso. Além disso, Peter Drucker argumentava que quando a empresa consegue transformar ideias em ações lucrativas, ela aumenta as oportunidades de negócio. Agregado a isso, o empreendedor que busca mecanismos para vender o produto ou serviço para o cliente certo, por um preço justo e no momento adequado, tem como resultado uma venda automática daquilo que oferece, pois a estratégia estaria em harmonia com a demanda e público-alvo.
Peter Drucker morreu em 2005, na Califórnia, nos Estados Unidos, e deixou como legado seus ensinamentos publicados em 30 livros. Dentre as obras de sua autoria estão A Tentação de Fazer o Bem (1984), Administração para o Futuro (2002), Administração em Tempos de Grandes Mudanças (2007).
Frases de Peter Drucker
Ao longo de sua vida, Peter Drucker deixou uma série de pensamentos, que continuam atuais. Veja algumas frases ditas por ele:
“Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou, uma decisão corajosa.”
“Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns.”
“Os elefantes demoram a se adaptar, já as baratas sobrevivem em qualquer ambiente.”
“Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la.”
“As únicas coisas que evoluem por vontade própria em uma organização são a desordem, o atrito e o mau desempenho.”