Home > Empreendedores > Jovem empreendedor: 10 dicas preciosas sobre empreendedorismo

Jovem empreendedor: 10 dicas preciosas sobre empreendedorismo

Empreender é um desafio que está sendo encarado por muitos jovens, que enxergam melhores possibilidades de desenvolvimento à frente de seus próprios negócios

Começar o próprio negócio tem sido a opção de muitos jovens, que enxergam no empreendedorismo um caminho mais promissor do que a busca por um bom emprego. Para quem deseja seguir por este caminho, apresentamos dez dicas preciosas dadas por especialistas e jovens empreendedores de sucesso.

1 – Planejamento

Empreendedor

Foto: astelo

Ter uma boa ideia é algo muito importante, principalmente em um mercado tão variado e competitivo quanto o que vivemos atualmente. Mas entre uma boa ideia e a sua realização, existem muitos passos a serem dados. Um bom planejamento pode ajudar muito a entender a real complexidade da implementação de uma ideia e a prever e evitar possíveis dificuldades. Para ajudar, existem modelos de planos de negócios online, que podem guiar o planejamento – inclusive o planejamento financeiro.

2 – Estude o mercado

Esta é uma parte tão importante do planejamento do negócio que até merece figurar aqui como uma dica à parte. Estudar o mercado significa entender quais são os concorrentes, quais são os diferenciais de cada um e, por fim, como você irá se inserir neste mercado com um diferencial ainda mais interessante.

3 – Networking

Outro ponto importante para o nascimento e vida saudável de um empreendimento é sua conexão com uma rede qualificada de fornecedores, apoiadores e, é claro, clientes. Quanto mais souber utilizar e fortalecer o seu networking – todas as pessoas com que você se relacionou e fez negócios até decidir criar o seu próprio negócio – melhor.

4 – Foco e clareza de objetivos

Inicie sabendo, com o máximo de clareza, quais são os objetivos de seu empreendimento (mais um ponto presente em seu planejamento, mais especificamente na definição da missão). Claro que alterações de rumo se fazem necessárias ao longo do estabelecimento de qualquer negócio. Mas só é possível mudar de rota se você sabe aonde quer chegar.

5 – Conhecimento

Não importa qual a área em que o jovem empreendedor deseje atuar, estudar fará parte deste processo. Além dos estudos ligados ao próprio ato de empreender como gestão de pessoas, por exemplo, quanto mais domínio sobre todos os assuntos ligados ao seu ramo de atuação você tiver, melhor. Sejam livros, sites, blogs ou palestras, todas as fontes de informação devem ser consideradas. Lembre-se que de que os estudos sempre farão parte de sua rotina como forma de manter você sempre atualizado.

6 – Persistência

Dificuldades com certeza existirão, é assim que funciona em qualquer negócio. Por isso esteja preparado para seguir adiante quando as primeiras tormentas ou momentos frágeis surgirem. A persistência e a maturidade para transformar crises em verdadeiras oportunidades de crescimento são fundamentais para que seu negócio prospere.

7 – Confiança em si

A sua presença e preparo serão fundamentais para que o negócio ganhe força. Por isso, é importante realizar um trabalho pessoal para aumentar e manter a sua autoconfiança. Se sentir que é necessário, participe de um processo terapêutico, busque um profissional de coaching ou atividades que promovam o seu equilíbrio físico e emocional. Um empreendedor é, antes de tudo, um líder. E, ainda mais profundamente, um líder de si mesmo.

8 – Visão

Mantenha-se com os pés no chão, mas sem esquecer de sonhar e de observar com os olhos bem abertos todas as oportunidades ao redor. Com esta atitude é possível levar o negócio além, inovando sempre que possível ou necessário, adentrando brechas e espaços no mercado, ousando. Esta visão ampla, aliada a uma boa capacidade de execução, transformam pequenos empreendimentos em negócios de sucesso.

9 – Monte o melhor time

Ninguém faz um negócio sozinho, mesmo que hoje você seja o único funcionário de sua própria empresa. Sempre existirão parceiros e colaboradores interessados em ajuda-lo. No momento certo, também será necessário montar um time de funcionários. Estar cercado de pessoas competentes, qualificadas e que compartilhem dos mesmos princípios éticos que você fará toda a diferença na hora de conquistar a qualidade e a satisfação com o empreendimento.

10 – Comemore as vitórias

Aprenda a celebrar todas as pequenas (e grandes) vitórias conquistadas pelo seu empreendimento. Desta maneira você se sentirá motivado a continuar, ganhando energia de cada etapa superada. Esta é uma força muito importante para seguir adiante e dar ânimo nos momentos em que as coisas estiverem mais complicadas.

Matérias Relacionadas