Pesquisa realizada por Michael D. Watkins, professor de uma das mais conceituadas escolas de negócios do mundo, a suíça IMD, ouviu mais de 40 executivos de alto escalão para chegar aos 7 passos para formar um líder de sucesso. Foram analisadas experiências destes profissionais, desafios e como eles chegaram tão longe em suas respectivas carreiras. É este resultado que apresentamos aqui no post! Confira na sequência.
1) De especialista para generalista
Este é o primeiro passo para se tornar um líder de sucesso: deixar de ser especialista em um só assunto e passar a ter uma atuação mais abrangente. É preciso que a pessoa saiba integrar diferentes áreas e extrair o melhor de equipes que atuam em braços diferentes da empresa. Tornar-se um líder generalista é fundamental para ampliar o escopo de atuação do profissional e, consequentemente, seu nível de conhecimento. Dedique um tempo para conhecer mais sobre os serviços realizados na empresa e como as equipes enxergam pontos positivos e negativos.
2) De analista para integrador
Entenda como cada ação da empresa pode influenciar no futuro. Estude as possibilidades positivas e negativas e tenha o maior número possível de dados antes de tomar uma decisão. Segundo a pesquisa do IMD, mesmo com números e mais números, também é interessante integrar a equipe e saber o que cada profissional acha de uma ou outra decisão.
3) De tático para estrategista
A diferença entre um líder estrategista e um tático é que o primeiro consegue ter uma visão mais ampla, já o líder tático foca apenas em um determinado ponto. Responda perguntas como “o que a empresa precisa fazer?” ou “como será feito tal processo?” e ainda “quem estará envolvido na ação?”. Com todas as respostas você terá uma visão mais ampla e estratégica do cenário a médio e longo prazo. Também é fundamental que o líder estrategista saiba passar suas ideias para todas as equipes.
4) Do pedreiro ao arquiteto
A analogia é válida e bem interessante. O líder de sucesso não constrói sua carreira tijolo por tijolo (como um pedreiro), mas sim tem uma sustentação para o crescimento de toda a empresa (como um arquiteto projeta toda a construção). Entenda como cada setor da instituição interfere no plano geral e como adaptar cada uma em um só projeto: o crescimento da empresa. A ideia é chegar ao sucesso e conseguir grandes resultados como um arquiteto, ou seja, sem danificar a base e ter um sucesso duradouro e seguro.
5) Do solucionador de problemas a quem define a agenda
Apesar de solucionar problemas ser uma boa atribuição aos líderes de sucesso, o foco principal deve ser a agenda do que a empresa deve ou não executar. Entenda as necessidades fundamentais do negócio e tenha pulso firme para decidir o que é prioridade. Uma boa saída para auxiliá-lo é ter conselheiros e ficar atento a fatores externos como clientes, concorrentes e mídia.
6) De guerreiro a diplomata
É fundamental ser um líder aguerrido e que lute pelo sucesso, mas é preciso uma boa dose de diplomacia para lidar com investidores, governos, imprensa e o mercado em si. Um líder diplomata é aquele que consegue driblar egos muitas vezes antagônicos e mediar as melhores relações para a empresa.
7) De coadjuvante a estrela
Ao assumir um cargo elevado dentro da empresa é preciso que o profissional entenda que passou de coadjuvante para estrela principal da instituição. Agora o que fala e, principalmente, suas atitudes podem influenciar diretamente os resultados e até mesmo movimentar todo o mercado. Importante ressaltar que isto pode acontecer “para o bem ou para o mal”, portanto é essencial ter autocontrole no dia a dia.