Originário do latim, o termo absenteísmo se refere, basicamente, ao ato de se abster de alguma atividade ou função. Ou seja, quando um determinado indivíduo não participa de decisões que são tomadas ou falta a determinado compromisso.
Os dois tipos mais comuns são o Escolar e o Empresarial. No primeiro caso, é a ausência repetida ou prolongada das atividades escolares. Dessa forma, a taxa de absenteísmo corresponde à porcentagem resultante da média entre o número de ausências (professores e alunos) e o número de presenças, num determinado período.
Já nas empresas, o conceito tem como objetivo identificar as faltas ao trabalho, em casos de doenças, motivos pessoais, dificuldades financeiras, falta de motivação ou de falecimento na família. O absenteísmo aumenta os custos para a empresa e afeta a sua eficácia e eficiência.
De acordo com especialistas, os principais motivos deste problema estão relacionados a causas sociais e psicológicas. Confira:
• Metas intangíveis – quando as metas estabelecidas são impossíveis de serem alcançadas pelo colaborador, ele pode sentir-se coagido e oprimido;
• Desinteresse – muitos alunos frequentam as aulas por obrigação, sem participar das atividades básicas e das iniciativas propostas. Isso faz com que muitos alunos deixem de frequentar a escola antes de terminar os ensinos fundamental e/ou médio. O problema é recorrente em colaboradores também;
• Doenças – uma pesquisa da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) revelou que uma das principais causas do absenteísmo escolar no Brasil são as doenças respiratórias que as crianças enfrentam, principalmente as carentes;
• Qualidade de vida – quando o ambiente prejudica a saúde do profissional, fazendo com que ele se afaste por doenças ocupacionais, compromete a qualidade de vida, pessoal e profissional, e a integridade;
• Infraestrutura deficiente – a falta de infraestrutura adequada é um dos principais problemas educacionais enfrentados no Brasil, por docentes e alunos. Afinal, ninguém gosta de estar em um local que não dispõe de recursos mínimos para cumprir com suas responsabilidades.
Divergências no conceito
O conceito de absenteísmo, no entanto, pode ter outros significados. Na política, por exemplo, para alguns especialistas pode ser um sintoma de apatia política e para outros mais uma maneira de manifestar a opinião.
Já na agricultura, a palavra se refere ao proprietário que deixa um indivíduo responsável pelas suas terras, que desempenha a função de intermediário entre o proprietário e os trabalhadores rurais.