Algumas questões influenciam negativamente o comprometimento e a produtividade dos colaboradores no ambiente de trabalho. Por isso, a empresa de recrutamento executivo Michael Page realizou uma pesquisa que revela as situações e fatores que mais incomodam os funcionários nas empresas.
Com a participação de mil executivos, entre janeiro e maio deste ano, o estudo constatou que a ausência de planejamento na gestão é o problema que mais irrita. No geral, as questões relacionadas à gestão de pessoas nas empresas aparecem como as principais queixas.
De acordo com Ricardo Rocha, gerente executivo da Michael Page, “com a economia estagnada, os profissionais passam a ser cobrados e exigidos para fazerem mais com menos, o que impacta diretamente em seus planos de carreira, além de tornar os ambientes corporativos mais tensos. Como consequência, os colaboradores tendem a pontuar mais as falhas estruturais e de gestão das companhias.”
Confira as cinco situações mais irritantes, segundo a pesquisa:
Gestão mal estruturada e sem planejamento: 21%
O planejamento estratégico de uma empresa visa estabelecer critérios, metas, objetivos e diretrizes para que toda a equipe alcance os resultados. E, para isso, os gerentes e líderes devem ter conhecimentos mínimos sobre este processo. Quando os gestores não sabem como criar um plano de trabalho nem direcionar os funcionários, dificilmente estes responderão positivamente e com empenho às necessidades da empresa, o que também dá espaço para o autoritarismo.
Falta de feedback: 12%
Importante fator de motivação para os funcionários, o feedback sobre as atividades executadas fazem com que as pessoas percebam se estão evoluindo no trabalho ou não. Caso contrário, se não há nenhum retorno, elas tendem a se sentir “esquecidas” e não visualizam sua importância para a empresa.
Falta de reconhecimento: 12%
Especialistas afirmam que a estagnação e o desestímulo são as principais causas para os profissionais pedirem demissão. Por isso, é importante que, além do feedback e diálogo constante, os líderes reconheçam e valorizem o trabalho bem feito dos colaboradores.
Áreas de suporte pouco ágeis ou de baixa performance: 10%
A demora em resolver questões técnicas, além de irritar os profissionais, ainda atrasa o cronograma e diminui a produtividade dos mesmos. Computadores lentos, falta de programas e equipamentos específicos ou problemas com e-mail, por exemplo, fazem com que o colaborador se sinta prejudicado em relação aos demais.
Burocracia: 8%
Uma situação bem desagradável para os entrevistados é depender da aprovação de diversas pessoas para se executar uma tarefa simples. O motivo da reclamação não é discutir a hierarquia dentro das empresas, mas o excesso de burocracia, que só reduz o andamento do trabalho.