Jay Palter, chefe de engajamento da empresa Jay Palter Social Advisory, dá algumas dicas para o sucesso empresarial nas redes sociais. Segundo ele, construir uma influência no mundo da internet é um trabalho árduo que despende tempo e persistência.
Seguem as dicas de Palter para construir sua reputação on-line:
1) Ganhe sua reputação
Você é um líder de negócios realizado. Paga suas dívidas e se esforça para manter sua boa reputação no mundo off-line. Entretanto, fica um pouco chocado ao perceber que no mundo on-line você não possui o mesmo status que no off-line, certo? Pois saiba que as redes sociais são um mundo à parte e você precisará ganhar espaço dentro delas. Concentre-se em construir habilidades nas redes que contribuam para seu sucesso dentro e fora delas.
2) Seja a sua marca
Por mais tentador que possa parecer, você não pode simplesmente contratar alguém para construir sua marca on-line e sentar e assistir isso acontecer. É preciso investimento na sua marca pessoal e ninguém melhor que você mesmo para fazer isso. Seu comportamento na rede informa muito sobre você e se atrela à sua marca? Seus comentários agregam valor? Você compartilha conteúdos interessantes? Você é sensível quando as pessoas chegam até você? Você presta atenção nos outros? Pense nas respostas e tire um tempo para determinar as suas características de marca pessoal e, em seguida, desenvolva um plano consciente para “ser” sua marca em todas as suas interações on-line.
3) Alavanque suas oportunidades
Seu trabalho inclui oportunidades para conhecer outras pessoas influentes? Você tem a oportunidade de se apresentar em conferências e palestras e tem destaque nesse meio? Use isso a seu favor. Redes como o Twitter possuem ferramentas que permitem a transmissão em tempo real de seus eventos. Você também pode se antecipar e deixar tweets prontos para serem enviados.
4) Equilíbrio pessoal e profissional
Com a internet, as barreiras entre nossa vida pessoal e profissional se tornam sutis. É preciso ter atenção para esses dois aspectos e buscar o equilíbrio. As pessoas buscam identificações pessoais com as marcas, mas isso pode ser voltar contra você caso seja explorado de maneira equivocada. Então concentre-se mais em atividades que você ama e menos nos aspectos materiais do exercício dessas atividades (por exemplo: falar sobre seu amor por golfe e não sobre seus novos clubes de golfe extravagantes). Fale de seus sentimentos ou de projetos que lhe inspiram, mas não exponha sua vida íntima em detalhes ou discorra sobre suas opiniões pessoais sobre política e religião, por exemplo.
5) Cuide da sua gramática
Redes sociais são sobre comunicação. Ter uma ortografia correta é extremamente importante para a credibilidade de sua marca. Mantenha uma comunicação eficaz e concisa. Mesmo tendo espaços para abreviações e linguagens não verbais (como o uso de emoticons), avalie o quanto esse tipo de linguagem atinge ou repele seu público alvo. Para um público jovem pode funcionar, já para um público mais formal seria desastroso.
6) Conte com uma equipe de apoio
Uma boa equipe pode dar suporte e contribuir para a identidade da marca. Ela existe para dar apoio e não para se passar por você dentro das redes. Uma equipe deve encontrar e compartilhar conteúdos, identificar influências e oportunidades, monitorar suas contas, métricas de engajamento pelo público nas redes, avaliar a concorrência, atender o público e dar suporte a possíveis necessidades.