Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso se especializar nas áreas de interesse e aprofundar o conhecimento por meio de cursos. Para facilitar o acesso ao ensino das melhores faculdades do mundo, o Coursera, uma plataforma aberta de conhecimento online, conta com um portfólio grande.
Além dos já existentes, outras trinta novas especializações nas áreas de negócios, ciências da computação e ciência de dados foram lançadas em setembro pela ferramenta. Todos os cursos estão em inglês, mas há uma especialização na área de ciências da computação que é em português, elaborada por professores da Unicamp.
A maior parte tem início previsto para meados deste mês e o melhor: o aluno paga apenas se quiser obter o certificado de conclusão da especialização. Segundo o Coursera, os cursos chegam para atender a uma demanda dos próprios usuários do site. A equipe ressalta que há programas que contam com a participação de empresas como Google, Amazon e IBM.
Dentre os novos cursos oferecidos estão Business Analytics, da University of Pennsylvania (Wharton School); Business Strategy, da University of Virginia; Internet of Things, da University of California; Excel to MySQL: Analytic Techniques for Business e Java Programming: An Introduction to Software, da Duke University; Introduction to Finance: Valuation and Investing Specialization, da University of Michigan; entre outros.
Como funciona o Coursera?
A plataforma de ensino on-line global do Coursera conta com 15 milhões de usuários no mundo, sendo 600 mil no Brasil. Para que todos tenham acesso ao ensino, a ferramenta mantém uma parceria com universidades como a Unicamp, a USP e a Fundação Lemann.
Os interessados podem procurar on-line entre mais de 1.000 cursos ofertados pelas melhores instituições de ensino do mundo, dentre as quais estão Yale, Stanford, Princeton, Universidade de Genebra, Universidade Autônoma de Barcelona, Universidade de Londres, Universidade de Michigan entre outras. Os cursos são voltados às áreas de negócios, ciência da computação, ciência de dados, artes e humanas, ciências biológicas, matemática e lógica, desenvolvimento pessoal, ciência e engenharia física e, por fim, ciências sociais.
Os cursos do Coursera são on demand, ou seja, não têm data para começo, meio e fim. O material como um todo está disponível na plataforma. O aluno pode começar e terminar sua participação no seu ritmo, assistindo a videoaulas, fazendo testes interativos, avaliando o trabalho dos seus colegas e interagindo com os demais alunos e professores.