Muitas pessoas têm boas ideias para novos negócios e pretendem se lançar no mundo do empreendedorismo. Para alcançar o sucesso é preciso muito trabalho e a consciência de que alguns desafios precisarão ser superados.
Cristiano Kanashiro, CEO e fundador da Kanamobi, empresa especializada em negócios móbile, dá algumas dicas para novos empreendedores. Confira:
Pense no seu potencial de investimento
Antes de abrir um negócio é preciso muita pesquisa e ter consciência de suas condições de investimento. É fundamental que essa reserva monetária não saia do montante que já é destinado às contas pessoais. Muitas pessoas buscam investimentos com outros profissionais do mercado que acreditam em seus projetos e podem se tornar futuros sócios.
Enfrente o novo e aprenda
O acúmulo de funções é comum neste início de empreitada. Da mais simples à mais complexa, cada tarefa será uma excelente fonte de aprendizado. E todas elas lhe permitirão conhecer melhor seu negócio e as demandas e os benefícios que ele traz. Seja flexível e paciente para cumprir bem as novas atribuições.
Cuidado com os conselhos
A característica mais marcante em um empreendedor é ser curioso, desbravador e disposto a correr riscos. Muitas pessoas pelo seu caminho tentarão lhe desmotivar por se preocuparem com sua estabilidade financeira ou condição de dar andamento ao negócio. Converse com empreendedores que já passaram por essa fase inicial e avalie sua situação, mas sem nunca se deixar levar pelo medo ou insegurança. Se sua ideia é boa, ela vai funcionar!
Errar faz parte do processo
Erros farão parte da trajetória. Mesmo ideias geniais precisam ser testadas e aplicadas e alguns erros no percurso são inevitáveis. Saiba avaliar a situação. Identifique o erro e o supere. Isso fará com que você saia ainda mais fortalecido e preparado para as próximas etapas.
Pessoas são o que realmente importa
Procure profissionais competentes e mantenha sua equipe sempre motivada. Perceba que profissionais com perfis e conhecimentos diversos se complementam e busque uma equipe coesa e que saiba crescer junta. Lembre-se de que além da valorização de seus funcionários é preciso valorizar seus clientes. É graças a eles e para eles que seu negócio existe.
Valorize seu trabalho
Tenha regras e metas a serem definidas. Entre no mercado com o valor que considera justo para seu trabalho. Se você o desempenha com qualidade e de maneira séria, ele será valorizado. Tentar preços muito baixos no início pode acabar com sua credibilidade e depois será ainda mais difícil aumentá-los. Negocie sempre e seja fiel às suas metas.
Parta para a ação
Tenha um protótipo simples de seu projeto. Ficar cogitando cada passo da empreitada e seus erros e acertos antes mesmo de colocar a mão na massa pode se tornar algo bastante improdutivo. Erre logo, perceba o erro e aprenda com seus fracassos. Esse é o melhor plano de negócios que o mercado pode oferecer, principalmente se o seu produto está relacionado à inovação.