Trabalhar em um lugar onde não há pessoas negativas é como procurar uma agulha no palheiro. E quando não sabemos como lidar com esses colegas de trabalho, muitas vezes acabamos contaminados com altas doses de mau humor, insatisfação no trabalho e improdutividade. Esse quadro serve de porta de entrada para problemas como cansaço e estresse.
Pessoas negativas são aquelas que só fazem críticas destrutivas sobre tudo e todos. Só conseguem enaltecer os defeitos dos outros e suas palavras contribuem para a desarmonia constante. Fofocas, comentários maldosos e lamentações são atitudes comuns de quem apresenta comportamentos negativos. Há ainda os profissionais que de tão negativos chegam a torcer para aquele colega ou empresa se dar mal, tornando a convivência cada vez mais insustentável.
Manter-se feliz o tempo todo não é possível diante de tantas emoções que norteiam a nossa vida, porém quando os sentimentos ruins aparecem, geralmente procuramos enxergar o lado positivo da situação e espantamos os sentimentos que tentam nos deprimir. Mas quando convivemos com pessoas que não têm o costume de ver uma luz no fim do túnel, como manter o otimismo e a motivação em alta?
Confira abaixo algumas dicas de como lidar com pessoas negativas no ambiente de trabalho:
Procure ser imparcial
Evite tomar partido de pessoas negativas, pois quando elas falam mal de alguém, o que elas mais querem é que você endosse a opinião delas, aumentando o problema. Mostre que entende a insatisfação, mas não as incentive a continuar a conversa. Procure mudar de assunto sempre que possível de maneira sutil.
Use a positividade como escudo
Sempre que seu colega de trabalho se aproximar de você para despejar energias negativas, procure respondê-lo com informações positivas, procurando mostrar uma solução para os problemas que ele apresenta. Além de ajudá-lo, você evita que o tom da conversa termine de maneira tensa.
Evite virar alvo
Pior do que conviver com pessoas negativas é virar alvo delas. Para que isso não aconteça, não ignore nem agrida seus colegas de trabalho negativos, pois essas posturas só servirão de munição para que seu nome entre na lista de reclamações. Ouça, sem se envolver, e se tiver intimidade, tente ajudar a pessoa a encontrar uma solução para tanta insatisfação.
Não pegue os problemas para você
Adquira a capacidade de separar o que lhe pertence e o que pertence ao outro. Ao ter em mente que a negatividade é do seu colega de trabalho e não sua, você encontra uma forma de se blindar e manter sua visão sobre chefes e sobre a empresa como um todo inalterada.
Pare e pense: será que a pessoa negativa na verdade é você?
Já imaginou se você se der conta de que também é uma pessoa negativa? Se isso acontecer, comece agora a repensar suas atitudes em prol do seu próprio bem-estar. Você já era negativo quando entrou na empresa ou passou a ajudar a propagar a insatisfação no ambiente de trabalho porque não foi capaz de filtrar o que ouviu de alguns colegas?