Quem está trabalhando tem motivos bem claros para decidir procurar um novo emprego: salário muito abaixo do mercado, falta de reconhecimento, colegas de trabalho tóxicos, chefe agressivo, jornada estressante. Mas quando estamos bem no trabalho, será que existem motivos para dispararmos currículos em busca de novas vagas?
Na opinião da colunista da U.S. News, Robin Madell, nem sempre os motivos são claros. “Se o seu trabalho em si não é o problema, ainda podem haver razões pelas quais você gostaria de explorar outras oportunidades”, pensa.
Para provocar uma reflexão, Robin em sua coluna convida os profissionais a avaliarem alguns pontos de suas atuais carreiras:
Sua carga de trabalho se tornou esmagadora?
Você pode desfrutar do seu trabalho atual, mas ainda tem muito a fazer pelo seu sucesso. Se você se sente constantemente sobrecarregado, tente falar com seu chefe se pode delegar algumas tarefas. Se nada mudar, então você precisará considerar procurar outro trabalho, a fim de manter a sua sanidade mental e um saudável senso de equilíbrio.
Você parou de crescer profissionalmente?
É comum se tornar expert em um trabalho – e amar essa situação –, mas isso começa a estagnar. Se você está sempre fazendo as mesmas coisas repetidamente, sem a possibilidade de aprender algo novo, sua carreira pode se transformar rapidamente em uma rotina. Quando isso acontecer, explore opções com o seu supervisor para adicionar novas responsabilidades ao seu trabalho. Pode haver uma maneira de continuar a crescer em sua posição sem precisar sair da empresa.
A cultura organizacional é deficiente?
Você pode gostar do seu trabalho, mas não da sua empresa. A cultura corporativa – o ambiente de trabalho e as normas sancionadas pela empresa – tem muito a ver com o modo como os funcionários experimentam uma organização. Se sua empresa tem uma cultura de medo ou desconfiança, por exemplo, você pode ter uma experiência diária desagradável, apesar de se sentir satisfeito em seu cargo. A cultura é difícil de mudar rapidamente, mas vale a pena falar com seu chefe e Recursos Humanos sobre suas preocupações antes de decidir se deseja sair.
Você recebe reconhecimento regular?
Nada mata uma relação profissional mais rápido do que fazer um trabalho bem feito, mas não ser reconhecido ou recompensado por ele. Se você descobriu que sua motivação está diminuindo, mas ainda se sente bem em seu trabalho, pense se está recebendo qualquer reforço por seus esforços. Recebeu feedback positivo ultimamente depois de concluir projetos com sucesso? Um aumento ou um bônus após um ano da dedicação? Enquanto você não pode controlar se receberá ou não doses regulares de reconhecimento, certamente pode pedir ao seu patrão para reconhecer o seu bom trabalho com mais frequência e ver se as coisas mudam.
Existe visão corporativa obscura?
Mesmo que você saiba exatamente o que esperam de você em sua posição específica, a visão pode ser menos óbvia em toda a empresa. Ter uma vaga visão corporativa pode resultar em funcionários frustrados, que não sabem como vincular seus trabalhos aos objetivos estratégicos maiores da empresa. Se sua organização sofre de uma visão obscura, este não é um problema fácil de resolver sozinho. Tente falar com seu gerente sobre como você pode amarrar seus próprios objetivos ao trabalho mais próximo à visão da companhia. Se você não sabe que visão é essa, peça um esclarecimento.
Há sinais de que você está prestes a ser demitido?
Não importa o quanto você gosta do seu trabalho, pode haver razões pelos quais ele não serve para você. Se notar sinais de que seu trabalho pode estar por um fio, pode querer sair da empresa para evitar ser demitido. Por exemplo: se você recebeu mais de um feedback ruim, notou que sua grade de tarefas vem decrescendo em comparação com os colegas ou se sente fora das conversas entre seu chefe e equipe, não seria nada mal explorar outras opções.
Você tem melhores perspectivas de longo prazo em outros lugares?
Embora você possa desfrutar de sua posição atual, se você está nele por um longo tempo sem seguir em frente, é possível que você esteja preso. Se seu supervisor pode associá-lo apenas ao tipo de trabalho que você está fazendo agora e não têm planos para promovê-lo, se você procurou oportunidades de se deslocar internamente, mas não teve sorte, considere buscar trabalho fora de sua organização. Isso às vezes é a melhor maneira de avançar sua carreira se você estagnou em sua empresa atual.
“Se você gosta do seu trabalho, é importante pensar um pouco se faz sentido deixa-lo ou não. Aproveite o tempo para explorar o que está fazendo você querer sair de um emprego que não odeia”, finaliza Robin Madell.