A autoestima elevada e a autoconfiança são características marcantes de pessoas que lutam de maneira veemente pelos seus objetivos e que sabem que têm motivos de sobra para gritar aos quatro ventos quando chegam ao topo. Já quem se autossabota não encontrar forças nem motivos para lutar ou celebrar suas conquistas, alimentando a visão de que não merece estar onde está e que não vai conquistar nada além disso.
Em qual posição você se coloca? Na de quem trabalha positivamente ou negativamente a autoestima e a autoconfiança?
A coach Jenn Scalia escreveu um artigo para o site MindBodyGreen descrevendo sete hábitos de quem tem o costume de se subestimar. Se você se identificar com uma ou mais manias, é hora de parar e repensar atitudes:
Você não tem um hábito diário de qualquer tipo
Ter uma prática diária faz você ter uma sincronia com sua mente e corpo. Seu poder e sua força consistem em alinhar você e suas intenções. Faz você se lembrar porque está aqui e como manter a calma em meio ao caos diário.
Minha prática diária consiste em meditação guiada para a gratidão. A sua prática pode incluir coisas como yoga, leitura e oração. Ou seja, tudo o que funciona para você se sentir bem e centrado pode ser transformado em um hábito. Então por que não começar seu dia com uma perspectiva positiva?
Você se compara constantemente aos outros
Com as mídias sociais, agora basicamente temos acesso instantâneo à vida de todos os outros. Como resultado, é difícil não criar comparações. Mas o importante é que você nunca está vendo toda a história: ninguém está no Facebook ostentando seus problemas, seus dias ruins e seus medos. Tudo que você vê é bom.
Então o que fazer? Concentre-se em sua história e sua jornada. Nunca compare seu começo com o meio de outra pessoa. Todos nós temos algo a oferecer. Não importa quantas pessoas fazem o que você faz, só você pode fazê-lo como você.
Você priorizar demais as opiniões de seus pais (e sua necessidade de agradar)
Muitos colegas, amigos e clientes lutam para agradar aos pais. Eu vim de um lar amoroso. Eu tinha tudo o que eu queria, exceto a liberdade de expressão. Meus pensamentos e crenças não eram meus. E eu sentia uma culpa imensa cada vez que eu não concordava com meus pais. Eu coloquei tanto peso nas opiniões e expectativas deles que eu abandonei as minhas.
Sim, seus pais lhe deram vida e criaram você, e fizeram o melhor que puderam, mas agora você é um adulto. É hora de começar a pensar por si mesmo. É hora de começar a colocar suas necessidades em primeiro lugar. A única pessoa que tem que viver sua vida é você. Você deveria estar feliz com isso.
Você se relaciona com as pessoas erradas
É crucial cercar-se de pessoas de valor, que o levantem e o apoiem. Ninguém pode gastar todo seu tempo com pessoas negativas e ter uma vida positiva. Encontre pessoas que consigam fazer você crescer.
Não sabe por onde começar? Confira seus grupos reais e virtuais, ou ingresse em um clube ou em uma igreja. Não se engane achando que você tem que manter certas pessoas em sua vida por causa de sua história ou por culpa. Você tem o direito de escolher quem está levando seu tempo e energia.
Você não se alimenta adequadamente
Quando tudo em minha vida começou a se alinhar, a alimentação esta foi uma coisa importante que me manteve focada. Eu dei todas as desculpas para não comer direito ou fazer exercício. Eu acabei me sentindo uma porcaria na maioria das vezes e odiando o que eu via no espelho.
Isso foi autossabotagem. Ficar saudável e sentir-se bem de dentro para fora são as chaves para sua expansão e crescimento. Pare de dar desculpas.
Você esquece todos os tipos de autocuidado
Muitas vezes esquecemos de cuidar de nós mesmos. Somos ensinados a tratar os outros com muito gosto e com respeito, mas o que fazemos por nós mesmos? Como podemos esperar que alguém nos trate bem se não pudermos? Autocuidado pode incluir uma variedade de coisas, entre elas exercício e detox. Colocar-se em primeiro lugar não é um crime. É uma necessidade. Cuide de si mesmo para que possa cuidar daqueles que o rodeiam.
Você não acredita em si mesmo
Existem poucas pessoas que vão lhe amar incondicionalmente e você deve sempre se esforçar para ser uma delas. Você é a bússola de como todos ao seu redor o veem e o tratam. Se você não pensa que é digno, por que alguém mais pensará? Defina o padrão de como você quer aparecer, sentir e viver. Conheça. Acredite com cada fibra do seu ser. Acredite em você e nos incríveis dons que você tem para compartilhar com o mundo. Deixe sua luz brilhar e nunca se envergonhe dela.