Geralmente as segundas-feiras apresentam o mesmo cenário: funcionários desanimados, com cara de sono e bocejando a cada cinco minutos. Após dois dias longe da rotina empresarial, parece que retomar as atividades é um desafio dos mais complicados. Mas não precisa ser sempre assim.
A segunda-feira é mal vista por muitos profissionais, pois anuncia de maneira veemente que o fim de semana terminou. Ao mesmo tempo, pode ser o pontapé para uma semana produtiva e cheia de motivação. Para isso, é preciso colocar em prática algumas ações.
O CEO da Gibson International, Scott Gibson, também colunista da Fortune, publicou na revista cinco passos para quem deseja passar a enxergar a segunda-feira de maneira menos rude e começar a semana com o pé direito:
Passe algum tempo sozinho para refletir sobre a semana
Ajuste o despertador de forma que você tenha tempo suficiente para trocar de roupa, tomar café e ler algumas notícias para sair de casa bem informado. Ao chegar ao trabalho, reflita sobre as tarefas que devem ser realizadas ao longo da semana e faça uma lista de metas. Dessa forma, você já começa a semana bem organizado e não deixa o estresse e a ansiedade tomar conta na hora de definir as prioridades em cima da hora.
Exercite-se
Que tal espantar a preguiça da segunda-feira fazendo exercícios físicos? Dar um basta no sedentarismo ajuda a manter a saúde física e mental em dia, além de aumentar os níveis de energia. Se você é o tipo de pessoa que prefere se exercitar à noite, mas acaba deixando este compromisso de lado quase sempre por causa do dia intenso de trabalho, a melhor coisa é começar a se exercitar pela manhã. Procure uma atividade que você goste e tente praticá-la por pelo menos 30 minutos antes de começar a trabalhar.
Esteja sempre bem informado
Não apenas na segunda-feira, mas todos os dias semana, procure ficar por dentro do que está acontecendo no mundo. Ligue o rádio, folheie o jornal, ligue a tv, acesse os maiores portais, enfim, procure dar uma geral nos noticiários antes de sair de casa. Estar bem informado é obrigação no mercado de trabalho e para dar combustível para boas conversas. Além disso, as informações que você absorve logo no começo da semana pode lhe ajudar a ter bons insights nos projetos que vai desenvolver.
Reserve tempo para verificar e-mails e chamadas perdidas
Não há nada mais estressante do que começar o dia percebendo que sua caixa de e-mails está lotada ou que vários funcionários ou clientes tentaram falar com você sem sucesso. Em poucos minutos o estresse e a ansiedade tomam conta e ditam o ritmo da semana. Para evitar esse cenário, procure dar uma olhadinha rápida nos e-mails e no celular antes de sair de casa. Assim você já começa a semana sabendo o que lhe espera e como planejar a solução dos possíveis problemas.
Deixe as tarefas complexas para mais tarde
Uma manhã de segunda-feira estressante pode comprometer toda a semana. Por isso, aproveite o primeiro dia útil da semana para organizar suas tarefas, definir metas e realizar as atividades mais simples. Na parte da tarde você estar é mais atento e pronto para assumir tarefas mais complexas.