Toda pessoa tem alguma meta, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. Conseguir uma promoção, mudar de cidade, iniciar um MBA, comprar um apartamento, trocar de carro. Mas o que é preciso fazer para se organizar e trabalhar para tirar os planos do papel?
A resposta é definir metas. Quem explica é a coach de inteligência emocional, Inessa Franco. Ela afirma que as metas são o que irá definir se o objetivo será alcançado ou não. É por isso que muitas pessoas falham na conquista do sonho. “Cada meta atingida aumenta ainda mais a vontade de vencer e torna o caminho, que muitas vezes é difícil, muito mais prazeroso”, completa.
Para se ter uma ideia de como traçar metas não é algo corriqueiro na vida das pessoas, Inessa lembra de um estudo realizado pela Universidade de Harvard. Após entrevistar seus alunos, concluiu que 84% deles não tinham metas traçadas, 13% disseram que possuíam metas e apenas 3% afirmaram também possuir metas e tê-las escritas.
Dez anos depois, esses mesmos alunos foram entrevistados novamente e a universidade descobriu que aqueles 13% conseguiram o dobro do resultado e os 3% tinham conquistado 10 vezes mais do que todos os outros juntos. Com base nesse estudo, a coach conclui: “Metas precisam ser específicas para serem cumpridas.”
Inessa explica que, para alcançar objetivos, é muito importante que estes sejam grandes e que a pessoa pense grande também, de forma que possa estabelecer metas igualmente potentes, capazes de manter a motivação necessária para atingir o resultado. “Sonhar grande também eleva a pessoa a um outro patamar, ou seja, ela começará a conviver com pessoas que levam a vida que ela quer e buscará ser melhor para atingir aquele objetivo”, argumenta.
Ajuste suas metas agora mesmo!
Inessa Franco ensina seis passos para definir metas eficazes, que levarão o profissional a atingir o seu objetivo final. Confira:
1. A meta precisa ser específica: se ser promovido é o que você quer, sua meta precisa de dados e números. Quando você quer conseguir essa promoção? Em que cargo? Em qual empresa? É preciso também que seja uma meta positiva. Não do que você não quer, mas do que você quer e irá lhe fazer bem e lhe trazer algo bom.
2. Defina prazos: se o seu objetivo é dobrar o número de clientes, quantos clientes você precisa por mês para atingir esse resultado? Cinco? Dez? Dessa forma o trabalho que você terá será melhor visualizado, para que você possa ir em direção ao resultado.
3. Mensure os investimentos nessa meta: quanto você pode ou precisa investir para alcançar o resultado? Não somente investimentos financeiros, mas também meça os seus esforços e avalie se você está disposto a pagar esse preço e o que você vai precisar fazer.
4. Tenha uma meta alcançável: ela precisa ser grande o suficiente para motivar, mas não impossível. Você precisa achar que irá conseguir, senão nem irá começar.
5. Divulgue a sua meta: diga às pessoas que você está indo atrás dessa meta. Assim você também terá a força da sua palavra e da cobrança de ter se comprometido com alguém sobre isso.
6. Tenha uma meta importante: por que você quer e precisa realizar essa meta? Escreva, leia em voz alta, mentalize e se eduque a ir em direção à meta.
A coach de inteligência emocional lembra a pesquisa de Harvard e defende o quanto é importante ter uma meta e escrevê-la. “Se não vale a pena sequer ser escrito, significa que você provavelmente não vai executar”, finaliza.