Você certamente conhece alguém que faz uma piada infame em uma hora totalmente inapropriada, que decide chamar sua atenção quando o que mais precisa é foco ou que decide ter uma conversa de teor complicado quando os ânimos estão à flor da pele.
Pessoas com esse perfil não têm consciência social, ou seja, não conseguem entender o que se passa na cabeça das outras pessoas. Quem é dotado dessa habilidade sabe medir suas palavras e ações para que estas não provoquem interpretações erradas.
“Nós geralmente não temos consciência social porque estamos tão concentrados no que vamos dizer a seguir – e como o que o outro está dizendo nos afeta – que perdemos totalmente de vista as outras pessoas. Você não pode esperar compreender alguém até que concentre toda sua atenção nela”, explica Travis Bradberry, coautor do best-seller Inteligência Emocional 2.0 e fundador da TalentSmart, empresa que aplica testes de inteligência emocional.
A falta de consciência social foi tema de um estudo da TalentSmart. A empresa testou a inteligência emocional (EQ) de mais de um milhão de pessoas e descobriu a habilidade é deficiente em boa parte delas.
Felizmente, Travis diz que a vantagem da consciência social é que alguns ajustes simples para o que dizemos comumente podem melhorar imensamente nossas relações com outras pessoas. E para nos ajudar, o especialista selecionou as frases que as pessoas dotadas de inteligência emocional costumam evitar e dá dicas de como falar com as pessoas de maneira correta:
1-“Você parece cansada”
As pessoas cansadas são incrivelmente desagradáveis – têm olhos caídos e cabelos desarrumados, têm problemas para se concentrar e são muito mal-humoradas. Logo, dizer essa frase a alguém implica atribuir todo o perfil acima.
Diga: “Está tudo bem?”. A maioria das pessoas pergunta se alguém está cansado, porque quer ser útil, mas, neste caso, basta perguntar. Desta forma, a pessoa pode se abrir e compartilhar. E o mais importante: ela vai ver você como alguém preocupado e não rude.
2-“Você sempre …” ou “Você nunca …”
Ninguém sempre ou nunca faz nada. As pessoas não se veem como unidimensionais, sendo assim, você não deve tentar defini-las dessa forma. Estas frases tornam as pessoas defensivas e fechadas, o que é ruim, porque você provavelmente usa essas frases quando tem algo importante para discutir.
Dica: aponte o que a outra pessoa fez que é um problema para você. Atenha-se aos fatos. Se a frequência do comportamento é um problema, você pode dizer: “Parece que você faz isso muitas vezes” ou “Você faz isso com frequência suficiente para eu perceber”.
3-“Como eu disse antes …”
Nós todos esquecemos coisas de vez em quando. E esta frase dá a entender que se sente insultado por ter que repetir algo, o que é difícil para o destinatário (alguém que está genuinamente interessado em ouvir a sua perspectiva). Ficando irritado ao ter que repetir algo sugere que você está inseguro ou que se sente melhor do que todos os outros (ou ambas as coisas!). Poucas pessoas que usam esta frase realmente se sentem desta forma.
Dica: quando você for repetir algo, veja o que pode fazer para transmitir a mensagem de uma forma mais clara e interessante. Desta forma eles vão se lembrar do que você disse.
4-“Boa sorte”
Esta é bem sutil. Certamente não é o fim do mundo desejar a alguém boa sorte, mas esta frase implica que a pessoa precisa de sorte para ter sucesso.
Diga: “Eu sei que você tem o que é preciso”. Isso é melhor do que desejar sorte, porque sugerindo que ela tem as habilidades necessárias para ter sucesso fornece um enorme impulso de confiança. Você vai se destacar de todos os outros que simplesmente desejarem sorte.
5-“Depende de você” ou “O que você quiser”
Enquanto você pode ser indiferente à pergunta, sua opinião pode ser importante para a pessoa que está perguntando (ou então ele não teria perguntado em primeiro lugar).
Prefira dizer: “Eu não tenho uma opinião formada, mas algumas coisas a considerar são …”. Quando você oferece uma opinião (mesmo sem escolher um lado), isso mostra que você se preocupa com a pessoa que está perguntando.
6-“Bem, pelo menos eu nunca ___”
Essa frase é uma maneira agressiva de desviar a atenção de seu erro, apontando um velho e provavelmente irrelevante erro que a outra pessoa cometeu (e que você deveria ter perdoado).
Diga: “Desculpe”. Assumir seu erro é a melhor maneira de levar a discussão a um patamar mais racional e calmo para que você possa resolver as coisas.
7-“Uau, você perdeu uma tonelada de peso!”
Este comentário pode parecer bem intencionado, mas cria a impressão de que você está sendo crítico. Dizer a alguém que ela perdeu muito peso sugere que ela costumava parecer gorda ou pouco atraente.
Diga: “Você está fantástica”. Esta é uma solução fácil. Em vez de fazer comparações, apenas cumprimente-a.
8-“Você está ótima para a sua idade”
Usar “para o seu” como um qualificador sempre aparece como rude. Lembre-se que as pessoas simplesmente querem ser inteligentes e aptas.
Diga: “Você está ótimo”. Esta é outra solução fácil. Os elogios genuínos não precisam de qualificadores.