Um bom currículo, com ricas experiências, boa formação e cursos de atualização é peça-chave para os profissionais que desejam ingressar em boas empresas e ocupar cargos de destaque. Porém, para se crescer nessas organizações é preciso mais. São as habilidades que os colaboradores mostram no dia a dia que fazem com que eles permaneçam no quadro de funcionários e alcancem o sucesso que tanto almejam.
“No mercado de trabalho já me deparei com profissionais diversos, cada um com características que os diferenciavam dos demais. Algumas, no entanto, foram mais recorrentes entre aqueles que se destacaram nas equipes”, comenta Bráulio Lalau, especialista em gestão de pessoas e CEO na empresa Orbitall.
E completa: “Não é apenas para os patrões que esses profissionais fazem a diferença. Eles também contribuem para deixar o clima de trabalho mais ameno e servem de exemplo e fonte de motivação para o restante da equipe.”
Habilidades de sucesso
Bráulio Lalau aponta 10 habilidades que costumam levar os profissionais a serem cobiçados pelas empresas e a construírem carreiras sólidas e bem-sucedidas:
Comprometimento com o resultado
O profissional de sucesso tem sempre em mente os resultados que pretende alcançar, tanto os resultados pessoais quanto os esperados pela empresa e por sua equipe. Para isso, ele se esforça em compreender o que esperam dele e se compromete verdadeiramente em alcançar esses objetivos. Afinal de contas, como diz aquela velha máxima, para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve. Para alcançar resultados, é preciso ter foco e entender exatamente onde se espera chegar.
Formação de pessoas sempre
Para ter sucesso na vida profissional, sobretudo em cargos de liderança, é indispensável que o indivíduo tenha aptidão em lidar com pessoas. Não só isso. É preciso que eles contribuam na formação dessas pessoas, para que aqueles que convivem com ele saiam sempre renovados e profissionais ainda melhores.
Alta disponibilidade
Do mais alto escalão do organograma à sua base, o profissional de sucesso está sempre disponível para todos. É fundamental que ele não seja seletivo e saiba lidar com as pessoas independentemente de seus cargos. Há sempre algo a aprender e a ensinar, por isso, se você quer ser bem-sucedido, precisa aprender a ouvir.
Acompanhamento contínuo
Não há como evoluir se você não sabe bem como são seus processos, objetivos e métodos. Aqueles que se destacam no mercado de trabalho fazem um acompanhamento contínuo de suas atividades e seguem um script do que deve ser feito. Pode parecer banal, mas a organização da rotina, até mesmo por meio de uma agenda, é fundamental para quem pretende ter um lugar ao sol.
Visão financeira
Em qualquer empresa, cujo o principal objetivo seja a obtenção de lucro, estar de olho nos números é essencial. Um bom profissional deve ficar atento aos resultados práticos de seu trabalho e aos valores financeiros que gera para a empresa. Aprender a medir quanto o seu esforço vale é difícil, mas é fundamental.
Melhor compreensão das pessoas
Todo mundo tem habilidades e fraquezas. O bom profissional, especialmente aquele que exerce um cargo de liderança, compreende e extrai o melhor das pessoas. Além disso, ele aprende como motivar sua equipe para obter melhores resultados. É preciso estar atento às pessoas ao redor para compreendê-las e, consequentemente, fazê-las entregar aquilo que elas fazem melhor.
Insatisfação crônica
Não, não estamos falando de pessoas ranzinzas e antipáticas. Estamos falando sobre aqueles profissionais que nunca ficam acomodados. Aqueles que sabem que sempre é possível melhorar. A pequena diferença entre o ranzinza e o insatisfeito crônico está na maneira como eles lidam com sua insatisfação. Ao invés de reclamar, elas usam esse olhar crítico para se aprimorar e produzir ainda mais e melhor.
Maturidade profissional
A maturidade traz benefícios para a vida pessoal e também para a profissional. Ao alcançar esse estado, o profissional já aprendeu com seus erros e também com os erros dos outros. Ele consegue tirar o que de melhor a vida o ensinou. Por isso, está bem preparado para lidar com as adversidades e consegue ter uma visão geral de tudo o que lhe rodeia.
Sensibilidade com as situações
Empatia. Essa é uma característica comum aos profissionais bem-sucedidos. Ele consegue compreender as dificuldades e as necessidades do cliente, da equipe, dos fornecedores e de todos aqueles que estejam envolvidos no projeto. Essa sensibilidade o ajuda a entender e atender às demandas, fazendo o processo da forma mais completa possível.
Orgulho de lado
Bons profissionais estão sempre prontos para ouvir e reconhecer suas fragilidades e erros. E isso não quer dizer que eles não tenham uma postura firme. Apenas aceitam que podem haver soluções melhores do que as sugeridas por eles. É preciso estar aberto para ouvir opiniões.
E então, conseguiu identificar alguma dessas características em você ou em algum colega de trabalho? Em quais pontos acha que precisa melhorar?