Desenvolver alguns trabalhos freelancer é sempre uma boa estratégia para aumentar a renda. Independentemente de o profissional viver apenas dessa modalidade ou incluir um trabalho ou outro nos seus dias de folga, para se manter ativo é preciso fazer um trabalho de qualidade, mostrar-se sempre atualizado e cumprir os prazos necessários.
Mas existem outros hábitos que podem fazer de um freelancer um profissional ainda mais diferenciado. Quem diz isso é Jordan Kasteler, colunista do site Inc.com.
A partir das experiências que viveu, Jordan enumerou sete hábitos que todos freelancer deve adotar para se destacar:
1. Gerencie seu tempo de forma eficiente
O hábito mais comum dos freelancers sucesso é o de desenvolver a capacidade de gerir o seu tempo de forma eficaz. Existem muitos programas e práticas para ajudar alguém que atua nessa área. Encontre uma tática que funcione para você e, em seguida, use-a sempre que precisar.
2. Trate-se com respeito
Este é provavelmente um dos conselhos mais importantes. Quando eu comecei, eu ouvi um monte de frases como: “você faz o que tem que fazer” e “Não há horário comercial para os trabalhadores por conta própria”. As pessoas que dizem isso estão certas em um ponto: há sempre trabalho a fazer. Mas esquecer que você é humano não é o correto. Portanto, não se esqueça de fazer pausas. Dê a você um dia ou dois de folga e faça o que for necessário para manter seu bom humor e a saúde em dia.
3. Saiba como e onde manter sua rede de contatos
Networking pode ser a parte mais difícil do trabalho para alguns freelancers. Uma vez que trabalhar em casa pode ficar confortável, e sair para procurar ativamente outras pessoas pode soar menos atraente, freelancers de sucesso têm que saber como usar a rede de forma eficaz. Lembre-se: networking pode ser tão simples como manter bons relacionamentos com seus clientes atuais para que eles se lembrem de você pelo seu trabalho e pela sua atitude profissional.
4. Não deixe a rejeição derrubar você
Aqui está uma dura verdade quando se trata de iniciar qualquer negócio: Você será rejeitado. E isso acontecerá com mais frequência do que você espera. Para um freelancer despreparado, a rejeição pode ser quase a morte. Por isso, é melhor estar preparado para o inevitável quando se tornar um freelancer sério. Estar ciente de que a rejeição acontece é um primeiro passo. Mas um passo muito mais importante é internalizar que a rejeição não é pessoal. Tenha em mente que suas habilidades valem a pena, e você encontrará um cliente que enxergará isso também.
5. Assuma alguns riscos
Isso pode parecer um conselho retrógrado, mas você não seria um freelancer se tivesse tolerância a riscos. Portanto, envie propostas arriscadas. Assumir projetos assustadores. Desafie-se a aprender coisas novas. Se você não sair e tentar coisas diferentes, sua carreira ficará estagnada. Mas cuidado: se pegar um trabalho, mas estiver desesperado para tal, poderá prejudicar o seu portfólio e sua reputação.
6. Tenha algo divertido para fazer
Seja um projeto para um cliente, seja algo para você realizar em seu tempo livre, certifique-se de que você está fazendo algo divertido. Isso irá ajudá-lo a manter sua perspectiva, lembrá-lo por que você começou, e ajudá-lo a relaxar, mesmo quando estiver trabalhando. Especialmente no início, freelancers podem ser apanhados fazendo o mesmo tipo de projeto. E isso não é só prejudicial para um novo portfólio, mas também chato e repetitivo. E empregos repetitivos tornam-se mais difíceis de fazer, porque é mais difícil manter-se focado neles. Então certifique-se de (pelo menos ocasionalmente) ter um emprego que soa como diversão.
7. Não esqueça por que você começou
Às vezes, quando você fica preso na agitação de sua carreira, pode ser difícil lembrar por que começou a trabalhar com isso. Não se esqueça que iniciou esta carreira porque você não porque não tinha escolha, mas porque você ama. Se você perder a sua paixão pelo seu ofício, será difícil manter a motivação e você vai começar a entregar trabalhos de qualidade inferior. Isso pode ser desastroso! Por isso, certifique-se de ter tempo para lembrar-se de seu amor pelo trabalho.