O ser humano é um animal social. Ele se relaciona na família, no trabalho, no jogo de futebol semanal e em tantos outros grupos que ele cria ao longo de sua vida. E essas pessoas ao redor influenciam e muito o comportamento umas das outras.
No trabalho, por exemplo, as pessoas que querem ser bem-sucedidas procuram se aproximar de profissionais com esse perfil, evitando contato com aqueles que não agregam o conhecimento e a inspiração necessários para atender às suas ambições. E essa seleção que fazemos leva em consideração as atitudes e os sentimentos que essas pessoas ao nosso redor transmitem.
“Lembre-se: as emoções – boas e ruins – são contagiosas. Você é uma mistura de seus cinco amigos mais próximos. Tenha isso em mente, não para ser cruel (embora possa se sentir assim às vezes), mas para você poder evoluir a longo prazo”, diz John Rampton, empresário e colunista do site Inc.com.
Em um de seus artigos, John definiu as nove personalidades tóxicas que você deve evitar para obter sucesso na vida. Confira:
1. A vítima perpétua
Esta é a pessoa que culpa os outros por suas falhas ou deficiências e acredita que não foram oferecidas as mesmas oportunidades. O pior é que ela nunca se responsabiliza pela sua falta de sucesso e sempre têm desculpas. Estar em torno deste tipo de energia negativa só irá arrastá-lo para baixo.
2. O deprimido
Você sabe quem é esse indivíduo. É um belo dia ensolarado, vocês acabaram de receber o salário e ele têm algo para reclamar – porque vai ficar com queimaduras solares ou porque paga muitos impostos. Esse tipo de pessoa está drenando você emocionalmente. E a energia negativa dessa vítima perpétua só vai lhe estressar.
3. O sugador de tempo
Você está preso em uma conversa com alguém que não para de falar? No início, isso pode não parecer um mau negócio, mas essa pessoa é conhecida como uma sugadora de tempo. Mesmo que seja positiva e otimista, ela está tomando muito do seu tempo. Em vez de deixá-lo voltar ao trabalho, lhe mantém preso na conversa.
4. O que “se acha”
Essa pessoa não acredita em trabalho duro e sacrifício, porque acha que seu sucesso deve ser simplesmente atribuído a ela. Isso pode ser prejudicial para a sua própria motivação. Por que você deve se esforçar quando essa pessoa não precisa? Além disso, esse perfil têm um dom de falar de si, de seus sonhos e ambições. Eu pessoalmente não suporto esse tipo e corro na direção oposta sempre que eu avisto um.
5. O controlador abusivo
Embora existam momentos nos quais você precisa tomar as rédeas de um projeto ou situação, as pessoas bem-sucedidas percebem que precisam da ajuda dos outros para alcançar seus objetivos. Mas um controlador abusivo não faz isso – mesmo que isso signifique fazer você perder um prazo ou ficar várias horas depois do trabalho para atender às suas demandas. Ele é mandão, manipulador, um perfeccionista, obcecado com detalhes, e tem como alvo aqueles que não vão se defender.
6. O crítico
Não há nada de errado com um pouco de crítica. Mas só se for construtiva. Afinal, quando feito corretamente, esse tipo de feedback pode ajudá-lo a corrigir uma fraqueza. A crítica constante, por outro lado, não é saudável ou útil. Como Florence Isaacs, autor de “Toxic Friends / True Friends”, explica: “Os amigos tóxicos estressam, usam, não são confiáveis, são excessivamente exigentes e não devolvem nada.”
7. O mentiroso crônico
“A mentira é parte integrante da vida cotidiana”, diz Robert Feldman, PhD, professor de ciências psicológicas e do cérebro e vice-chanceler da Universidade de Massachusetts em Amherst. Mas, quando a mentira fica fora de controle, pode se tornar um problema. Pessoas bem-sucedidas cercam-se de pessoas que são honestas e fornecem feedback verdadeiro. Mesmo se é algo que você não queira ouvir, esse feedback honesto é mais valioso do que a mentira, uma vez que pode ajudá-lo a corrigir um problema ou hábitos negativos que você nunca notou antes.
8. O arroz de festa
Passar um sábado à noite com um arroz de festa pode ser divertido – ocasionalmente. Mas ele quer sair todas as noites da semana, o que significa que você acorda de manhã exausto e pendurado. Quanto tempo acha que pode manter esse estilo de vida? Se você quiser permanecer produtivo e guardar dinheiro, limite a sua exposição. É legal sair de vez em quando, mas não todas as noites.
9. O perdedor
Brian Tracy disse: “As pessoas bem-sucedidas estão sempre procurando oportunidades de ajudar os outros.” As pessoas mal-sucedidas estão sempre perguntando: ‘o que há para mim?’” Como regra geral, as pessoas bem-sucedidas não se associam com perdedores. O motivo? Eles podem impedi-lo de alcançar seu pleno potencial, danificar sua reputação e despertar o pior em você. Em vez disso, eles se cercam de pessoas que são positivas, trabalhadoras e incentivam você a ser melhor. Porém, não confunda falha com ser um fracasso. Aqueles que falham avançam depois de aprender com seus erros, já ser um fracasso significa que você está permanentemente na mesma posição.