Ser equilibrista sempre foi uma habilidade, mas ao mesmo tempo um problema na vida da mulher. Determinada a conquistar bons cargos e salários, ela entende que é primordial não parar de estudar para conquistar espaço diferenciado em um mercado que ainda sofre com a desigualdade de gêneros.
Ao mesmo tempo, o relógio biológico é cruel e, apesar dos avanços tecnológicos, não permite que a mulher prolongue demais o desejo de construir uma família e gerar um filho, passando assim a exercer diferentes papeis ao mesmo tempo.
Há mulheres que, quando podem, acaba deixando o mercado de trabalho para abraçar somente o papel de mãe, mas para Luciano Salamacha, especialista em carreiras e em neurociência, a maternidade desperta novos talentos na mulher que podem agregar e muito ao mercado de trabalho, destacando a mulher no âmbito corporativo e favorecendo os negócios.
“De modo geral, a natureza feminina posiciona a mulher como uma profissional multifacetada, capaz de desempenhar três ou quatro funções ao mesmo tempo e com genialidade. E a maternidade aprimora esse talento”, explica Luciano.
Confira algumas dessas habilidades:
- Mães têm capacidade de estabelecer e gerenciar relacionamentos interpessoais em prol da união familiar. No mercado de trabalho, isso se traduz no fortalecimento da equipe e traquejo para driblar diferenças pessoais.
- Mães têm talento para desenvolver diversas atividades ao mesmo tempo, aprimorado por força da necessidade da gestão do lar, do ambiente familiar. Salamacha explica que o mercado empresarial atual necessita mais do que especialistas profundos em apenas uma pequena área ou de generalistas que conhecem um pouco de tudo.
“Na verdade, hoje as organizações demandam de pessoas que têm uma visão geral. Que sejam capazes de responder com profundidade por áreas que são vitais para a sobrevivência da companhia e, ao mesmo tempo, possuem conhecimento superficial para atuar em áreas periféricas. E a maternidade é um grande capacitador desse talento”, complementa o especialista.
- A sensibilidade materna é um fator que favorece os negócios e o ambiente de trabalho nas corporações. Como principal gestora da família desde o início da humanidade, a mãe está sempre atenta a pequenos detalhes que possam fazer a diferença na sobrevivência e saúde da sua família. “Em atividades como na área financeira, controladoria e contabilidade, as profissionais que são mães têm alto grau de confiabilidade sobre as tarefas realizadas, comparado com o desempenho de outros perfis da equipe”, explica Salamacha.
- Mães desenvolvem o cuidado com a apresentação pessoal e comportamental. Essa habilidade é positiva para as relações interpessoais e grandes negócios, já que a dedicação na formação de uma imagem positiva é um componente importante para se estabelecer relações, inclusive de natureza comercial. “É por isso que boa parte das áreas de comunicação visual, identidade visual e marketing nas organizações são confiadas às mulheres”, justifica o especialista.
- Mães têm capacidade de resiliência e perseverança. Com a maternidade, as mulheres demonstram grande poder de assimilar ocasiões adversas e reverter aspectos negativos para situações otimistas e melhores em defesa de suas crias, quando se trata da família, e de suas criações no âmbito corporativo.
- Engajamento e expansão de equipe. “Quem nunca ouviu a expressão: em coração de mãe sempre cabe mais um? Na prática, no âmbito familiar, ela é facilmente compreendida. E no mercado de trabalho ela também se aplica favoravelmente. A maternidade habilita a mulher a sempre unir as pessoas que gosta e envolver com sentimentos saudáveis”, defende Luciano.