Escolher o empregado certo é uma missão desafiadora para qualquer tipo de empresa. Uma seleção rigorosa de currículo, seguida de uma longa entrevista pode ajudar o selecionador a identificar as habilidades do candidato, porém, os traços da personalidade do profissional só poderão ser avaliados com calma no dia a dia.
E uma contratação errada gera custos para a empresa, atrasos de projetos e irritação entre as equipes, que precisam acumular funções até que o profissional desejado seja contratado. Sem contar os conflitos que podem surgir entre os funcionários quando as personalidades não se alinham adequadamente.
De acordo com artigo escrito por Melissa Lamson, Presidente e CEO da Lamson Consulting, para o site da Inc.com, embora cada funcionário tenha uma combinação única de habilidades e traços de personalidade, há pessoas comuns que todos os gerentes de contratação devem procurar, pois trazem consigo algumas características consideradas “perfeitas”.
Quais características não podem faltar no profissional perfeito?
1 – Agilidade
Os funcionários devem ser flexíveis, ágeis e rápidos. Devem ser capazes de reagir e responder às mudanças de necessidades e desejos dos clientes e às alterações constantes de nosso mundo global de negócios.
2. Amigável e aberto
Os funcionários precisam ser acessíveis, gentis e compassivos. Devem ser capazes de falar de uma maneira que os outros sintam que são bem cuidados e respeitados. Stephen Covey escreve que pessoas altamente eficazes são aquelas que se preocupam com os outros antes de si mesmas.
3. Internacionalmente informado
Um relatório de Ernst & Young diz que uma das principais qualidades que os empregadores procuram hoje é uma mentalidade global. Isso significa estar ciente e aberto a outras culturas, costumes, eventos e perspectivas.
4. Ativo
Às vezes os projetos exigem que um funcionário fique até tarde ou entre mais cedo – particularmente quando trabalha com clientes com fusos horários diferentes. Os funcionários dos sonhos têm vigor para fazer isso. Eles comem direito, se exercitam e cuidam de si mesmos para que possam conservar e proteger sua energia.
5. Adaptável
Os funcionários perfeitos podem se adaptar a diferentes culturas, personalidades e maneiras de fazer as coisas. Por exemplo: ao colaborar com um empregado introvertido, eles têm a inteligência emocional para saber que essa pessoa precisa de calma e tempo, pois gosta de pensar bastante antes de falar.
6. Capacidade de ter pequenas conversas
Isto é especialmente importante quando se trabalha com outras culturas. Os funcionários dos sonhos sabem como falar sobre temas seguros como o clima, eventos atuais ou esportes quando se envolvem com pessoas de outras partes do mundo. É um bônus que eles podem ter ao se comunicar com pessoas de outro idioma.
7. Assertivo
Funcionários fortes sabem como mediar conflitos. Eles sabem como tomar iniciativas, pedir o que precisam e dar opiniões e sugestões para que sejam visíveis e produtivos. Isto é especialmente importante quando se trabalha em equipes remotas.
8. Curioso
Os melhores funcionários querem saber sobre diferentes maneiras de fazer as coisas. Eles se perguntam como os outros estão fazendo determinada coisa, em que outras organizações estão trabalhando e como os companheiros de equipe estão levando suas vidas ou empregos – particularmente quando os companheiros de equipe vivem em outro lugar do mundo. Ser curioso é uma característica importante para ganhar conhecimento e mostrar às pessoas que você está interessado nelas.
9. Flexível
Ao trabalhar com culturas e fusos horários diferentes, a capacidade de flexionar a programação, alternar sistemas e abandonar processos que podem não estar funcionando é fundamental para o sucesso. Os funcionários dos sonhos não têm medo da mudança. Eles estão abertos a aprender novas habilidades, software e tecnologia para acompanhar as atualizações.
10. Ciente de fusos horários
As equipes virtuais ou remotas estão se tornando uma norma. Isso significa que as pessoas precisam se adequar a diferentes fusos horários. Então não agendam reuniões que fazem com que um membro da equipe sempre tenha que ficar acordado até tarde ou acordar cedo demais.
11. Direto
Algumas culturas se comunicam de maneiras muito diretas, de modo que os membros perfeitos da equipe sabem falar sem delongas. Eles sabem como ser claros no que estão dizendo e quais são suas expectativas enquanto mantêm harmonia dentro do relacionamento.
12. Atitude (posso/faço)
Os melhores funcionários estão prontos para arregaçar as mangas. Eles não são negativos e acreditam que qualquer coisa pode ser feita, mesmo que isso exija abandonar velhas maneiras de fazer as coisas. Eles veem apenas soluções, não problemas.
13. Diplomático
Os funcionários certos sabem como mediar diferentes opiniões ou sugestões. Eles são capazes de conversar com as pessoas para que elas escutem muito e tenham muita empatia e consideração com outras perspectivas. Eles asseguram que as pessoas estão sendo ouvidas.
14. Cuidam da aparência
Os funcionários perfeitos estão conscientes de sua aparência, higiene e os costumes de diferentes culturas. Eles sabem como permitir que ambientes diferentes ditem a sua vestimenta para que todos se sintam confortáveis.
15. Competitivo
A concorrência pode ser positiva quando os funcionários são competitivos com organizações externas. Eles querem superar outras empresas e estão pensando sobre as organizações como um todo. Também sabem que homens e mulheres abordam a concorrência de forma diferente e lidam muito bem com isso. A concorrência é realmente negativa apenas quando os funcionários ficam fora de si mesmos.