É comum que as empresas avaliem periodicamente os colaboradores, de modo que eles possam receber feedbacks positivos e negativos a respeito de seu desempenho, melhorando sua atuação sempre que possível. Algumas empresas vão além do feedback comum e dão a oportunidade para que os colaboradores avaliem também os seus chefes, criando assim um ambiente de trabalho mais harmonioso e amigável.
Este tipo de avaliação é mais raro, sendo evitada por muitas empresas porque muitos colaboradores ficam com receio de avaliar seu chefe de maneira sincera e acabar perdendo o emprego ou sofrendo assédio moral. Para evitar que esse tipo problema aconteça, foi criada a Avaliação 360°, que tem o objetivo de tornar esse processo imparcial e tranquilo, de modo que seja possível promover uma melhoria contínua nos processos de trabalho e liderança.
Como avaliar seu chefe?
Existem diversos métodos que podem ser utilizados na hora de avaliar seu chefe, levando sempre em conta os aspectos mais importantes para o crescimento e melhor desenvolvimento da equipe. Confira abaixo algumas dicas para avaliar da melhor forma possível o seu superior:
- Identifique como seu chefe interage com os demais colaboradores;
- Avalie as atitudes e habilidades de gestão do líder em questão;
- Observe o comprometimento e o relacionamento entre o chefe e sua equipe;
- Veja como seu chefe está estimulando o desenvolvimento dos colaboradores;
- Se aproxime dele e tente compreender quais são seus pontos fortes e fracos como profissional;
- Entenda melhor como funciona seus métodos de gestão.
Como conversar com ele a respeito?
Após identificar todos esses pontos, converse com o seu chefe e dê um feedback eficiente a respeito dele. É muito importante que você seja transparente e claro, compartilhando seus sentimentos de forma aberta, positiva e sincera. Durante a conversa, você pode dar sugestões e propor melhorias capazes de trazer mudanças positivas na gestão da equipe.
Além disso, é fundamental mostrar ao chefe quais são os pontos fortes que ele possui e se colocar à disposição para ajudá-lo a trabalhar nos pontos que ainda precisam ser melhorados. Tenha em mente que esta é uma avaliação que visa a melhoria, e não o ataque a um profissional. Um bom chefe irá compreender todas as críticas construtivas, avaliando-as de maneira atenciosa e entendendo se seu modelo de gestão ajuda ou atrapalha os colaboradores.