O feedback é um artifício muito usado por pessoas e empresas que desejam aprimorar comportamentos e desempenhos individuais, coletivos ou organizacionais. Este termo tem origem em uma palavra da língua inglesa e significa “dar um parecer ou resposta sobre algo ou alguém para avaliar seu desempenho”.
Embora seja muito importante para o desenvolvimento de pessoas e organizações, o feedback nem sempre é feito da maneira correta. Isso porque algumas pessoas confundem o termo e acredita que a prática consiste em dar sua opinião a respeito de algo. Com isso, quem recebe o feedback pode acabar se sentindo ofendido ou chateado com o feedback recebido.
Existem diferentes tipos de feedback que podem ajudar alguém ou uma empresa a ter um melhor desempenho em suas atividades. Conheça cada um deles a seguir e saiba como dar um feedback eficaz:
Tipos de feedback
Feedback positivo
Este é um dos tipos de feedback mais comuns, e consiste em reforçar uma ação que foi benéfica de alguma maneira. A intenção é incentivar a pessoa a praticar esta ação mais vezes, estimulando-a a continuar nessa trajetória e a tomar mais medidas oportunas para reforçar esse saldo positivo. Esse tipo de feedback é muito usado para apontar um bom trabalho ou um resultado bem-sucedido.
Feedback negativo
É um tipo de feedback mais rígido, que corrige determinada ação inadequada e que não está de acordo com os objetivos da organização. Embora pareça uma ação crítica ou feita para denegrir alguém, o feedback negativo estimula a pessoa a mudar de atitude e fazer o seu melhor.
Vale destacar, entretanto, que ofensas, menosprezo ou injúria não fazem parte deste tipo de feedback. É necessário que sejam feitas correções, mas de forma a persuadir a pessoa a refletir suas atitudes e investir em algo mais proveitoso não apenas para si mesma, mas para todos a seu redor. Lembre-se: uma boa comunicação é fundamental neste tipo de feedback, pois muitas pessoas o entendem como ofensa e isso tira a efetividade da ação.
Feedback construtivo
Você pode usar este feedback para ajudar alguém a melhorar seu desempenho. Embora seja parecido com o feedback positivo, o tipo construtivo apresenta os bons resultados de alguém junto com alternativas para que essas benfeitorias se tornem ainda maiores.
Feedback ofensivo
Dos tipos de feedback, este é o mais problemático e provoca reações indesejadas, desentendimentos e até intrigas. É importante analisar sempre a melhor forma de oferecer um feedback, para garantir que não haja o risco de desvalorizar o trabalho de alguém.