Conceito novo no mercado de trabalho, o design organizacional vem crescendo cada dia mais dentro das empresas. Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte, a implementação desse tipo de processo é uma das principais preocupações de empreendedores e empresários em todo o mundo.
O design organizacional permite que as empresas consigam reestruturar sua organização e redesenhar o fluxo interno de comunicação, bem como seus recursos e processos, de forma a estruturar equipes de trabalho e alinhar os caminhos estratégicos da organização. Dentro dessa estrutura, busca-se encontrar a respostas para algumas perguntas, tais como:
- Quem é incumbido de cada atividade dentro da empresa?
- Quem possui ou não autoridade?
- Quais são os limites dessa autoridade?
- Como a comunicação flui na empresa?
- Quem reporta para quem?
- Quem possui o controle exato dos recursos?
Com o passar do tempo, ao invés das empresas já terem seus processos já estabelecidos pelos gestores, ela permite que todos os profissionais participem e colaborem com os objetivos da organização.
Vantagens do design organizacional
O design organizacional oferece diversos benefícios e vantagens para uma equipe de trabalho, sendo que as principais delas são:
- Maior agilidade na tomada de decisões e operações;
- União do modelo de negócios com seus objetivos profissionais;
- Conexão entre os diferentes departamentos da organização;
- Melhoria no fluxo de informações e dos processos;
- Maior produtividade das equipes de trabalho;
- Hierarquia mais flexível;
- Aumenta a velocidade de resposta entre os colaboradores e gestores.
Como organizar equipes de trabalho utilizando o design organizacional?
O design organizacional pode ser aplicado por meio de equipes cross-funcionais, em que um grupo de trabalho não precisa necessariamente de um gestor específico, mas de um projeto ou trabalho. Assim que o trabalho é concluído, é reorganizada uma nova equipe para o projeto e um novo gestor é incumbindo por esses colaboradores.
Esse tipo de formato permite que que os colaboradores escolhidos para a equipe sejam de áreas diferentes da organização, possibilitando a maior interação, diversidade e o surgimento de novas ideias, e o alcance mais rápido dos objetivos.