De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui atualmente cerca de 12,962 milhões de desempregados. Apesar desse número desanimador, muitas pessoas deixam de comparecer às entrevistas de emprego que estão marcadas.
O aplicativo Trampapo, plataforma de busca de emprego no setor de bares e restaurantes na grande São Paulo, realizou uma pesquisa em que foi revelado que 83% dos profissionais não aparecem no local indicado para entrevista quando agendada. Os principais motivos de ausência encontrados pela empresa foram:
- 39% por doença;
- 27% por falta de interesse na vaga;
- 23% por falta de dinheiro para ir até o local da entrevista.
Certamente, cada indivíduo tem seus motivos particulares para não comparecer a uma entrevista de emprego, porém o ideal é que a ausência seja comunicada ao recrutador — seja para remarcar o encontro ou para informar que não possui interesse, de modo a dar a oportunidade para um outro profissional.
Anna Telles, gerente da Trampapo, informou que “Mesmo com a crise, esse índice ainda é bem alto. Do lado do candidato, sem dúvida, justificar é a melhor solução. Já do lado recrutador, com certeza, haverá compreensão sobre as dificuldades do profissional”. Ela ainda ressaltou que essa queixa é uma realidade não apenas para os recrutadores de vagas operacionais, mas para o setor de recrutamento em geral.
Deixar de comparecer ao local da entrevista no horário marcado sem avisar o recrutador é um mau hábito que pode arruinar a oportunidade de emprego. Isso porque o evento certamente contribuirá para deixar uma imagem negativa a seu respeito, uma vez que demonstra falta de comprometimento, seriedade, responsabilidade e desinteresse na busca por uma colocação no mercado profissional.
O que fazer ao receber uma proposta de entrevista?
- Sempre analise a proposta antes de aceita-la;
- Se aceitar fazer a entrevista, chegue ao local com alguns minutos de antecedência;
- Caso você não consiga comparecer, entre em contato com pelo menos um dia de antecedência para informar o motivo de sua ausência e tentar reagendar a entrevista;
- Se não conseguir comparecer e não conseguir avisar o recrutador, mostre responsabilidade e ligue depois explicando o motivo de sua ausência;
- Se você não for aceitar o convite para a entrevista, avise o recrutador e dê a oportunidade para um outro profissional.
Dica importante: se candidate apenas para as vagas que esteja realmente interessado!