Otimizar o desempenho do sistema de administração da empresa é um dos principais objetivos do setor de Recursos Humanos. Mesmo que já exista uma colaboração significativa entre empregador e funcionário, o ideal é a de que esse vínculo se torne ainda mais vivo e de forma mais intensa. É aí que entra a Avaliação Participativa de Objetivos, também conhecido como APPO.
A ferramenta, redesenhada e reestruturada a partir do antigo conceito da Administração por Objetivos (APO), possui uma formulação com técnicas inovadoras e que refletem mais diretamente na realidade que a organização vive. Ao contrário da APO, a APPO é mais didática e democrática, sem provocar uma tensão no funcionário ou promover uma sintonia de autocracia e autoritarismo dentro da empresa.
O que é um APPO?
A Avaliação Participativa de Objetivos é um recurso capaz de promover um relacionamento mais significativo entre os funcionários e gestores com ênfase na participação de todos os indivíduos. Diferente do modelo APO, esse novo tipo de avaliação é mais democrático e não apresenta restrições para que todos os colaboradores possam contribuir para um bom sistema administrativo da organização.
A princípio, o APPO apresenta uma característica menos centralizada e inflexível. Isso porque a Avaliação Participativa de Objetivos se encarrega em motivar todos os colaboradores de qualquer esfera de trabalho e a estimular negociações de recursos para um determinado fim.
Passos de um APPO
Esse modelo moderno de avaliação deve ser feito em seis etapas. Cada empresa pode aperfeiçoar essa rotina à sua maneira, mas essas seis etapas são fundamentais no processo:
- Determinação de objetivos consensuais;
- Comprometimento de todos os colaboradores para atingir os objetivos traçados;
- Negociação direta com gestores sobre a moderação dos recursos e estratégias necessários para alcançar os objetivos, sejam materiais, equipamentos, treinamento de pessoal;
- Escolha a ação de desempenho;
- Monitoria e mensuração de resultados parciais em comparação com os objetivos traçados;
- Retroação contínua (saber realizar autoavaliação e intervir com ações caso o trabalho não esteja dando certo).
Benefícios da Avaliação Participativa por Objetivos
Uma das principais vantagens da Avaliação Participativa de Objetivos é sua capacidade de permitir que o Recursos Humanos adote diversas modalidades de trabalhos colaborativos para aperfeiçoar o trabalho de gestores e funcionários e gerar aproximação de realidades. Como este é um método mais nítido, é possível se notar com mais clareza o que está correto e o que está errado dentro da empresa.
O maior benefício, porém, é sentido pelo funcionário — que se sente mais valorizado e aprende a fazer uma autoavaliação e manter sua automotivação para atingir um objetivo como um todo. Isso gera confiança, autodomínio e capacidade de notar e desenvolver habilidades específicas que poderão influenciar positivamente seu trabalho no futuro.
O APPO, embora ainda esteja sendo acolhido timidamente por algumas empresas, possui muito mais a oferecer do que exigir de uma empresa. Sua implantação reflete não só nos resultados atuais, mas também os futuros.