De acordo com pesquisa realizada pela Morning Consulting, 80% das empresas utilizam o WhatsApp para se conectar com seus clientes e realizar transações. Pensando nisso, a empresa aprimorou suas funcionalidades e lançou, no dia 18 de janeiro, o WhatsApp Business.
O aplicativo foi criado com o intuito de ajudar pequenas e médias empresas em sua comunicação e em seu relacionamento com os clientes, e traz diversos recursos que possibilitam que os empreendedores o utilizem como uma de suas principais ferramentas de marketing digital, permitindo a segmentação dos usuários, maior assertividade, personalização da comunicação e redução de custos.
Como funciona o WhatsApp Business?
Para se tornar um membro desse canal, basta baixar o app gratuitamente e criar o seu perfil empresarial, fornecendo um endereço da empresa, telefone e uma pequena descrição do seu negócio.
Dentro da plataforma ainda será possível acrescentar o site e horário de funcionamento da empresa para que os usuários obtenham as informações sobre a empresa com maior facilidade. Além disso, o serviço conta com uma ferramenta de mensagens automáticas para economizar seu tempo com respostas rápidas.
De acordo com o WhatsApp, alguns dos perfis empresariais vão contar com um selo de verificação para dar maior credibilidade e segurança aos usuários.
Benefícios do WhatsApp Business para as empresas
Para Rafel Kiso, fundador da plataforma de gerenciamento de redes sociais mLabs e especialista em marketing digital, o app traz diversas vantagens para as empresas, especialmente no que diz respeito ao fornecimento de ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens dos usuários. Para ele, alguns dos principais benefícios para as empresas são:
- Possibilidade de criar um perfil empresarial;
- Maior agilidade em responder os clientes;
- Automatização de respostas aos clientes para quando estiver ausente;
- Estatísticas de fluxo de mensagens, com apresentação de métricas importantes como número de mensagens enviadas com sucesso, mensagens entregues e mensagens lidas;
- Aumento no fechamento de vendas;
- Aumento do faturamento;
- Aprimoramento das estratégias de marketing de relacionamento.
Como utilizar o WhatsApp Business como estratégia de marketing digital?
Confira as principais dicas de Rafael Kiso para usar o app como uma estratégia de marketing e, assim, ajudar sua empresa a crescer ainda mais dentro do mercado:
- Invista em seu perfil comercial fazendo uma descrição clara e objetiva sobre a empresa;
- Aproveite o espaço para ser mais solícito e agradável com seus usuários;
- Em seu perfil, deixe claro se o app será usado apenas como uma plataforma de SAC social;
- Faça um levantamento das principais dúvidas e perguntas de seus clientes e crie uma lista de respostas;
- Otimize seu site e blog para dispositivos móveis;
- Dedique-se à plataforma e não deixe seus clientes sem respostas.