Em um ambiente de trabalho onde há a necessidade de avaliar cada profissional individualmente, é essencial aplicar técnicas que façam com que os colaboradores se sintam mais motivados a agir em conjunto. Esta é uma ação que beneficia não apenas a organização, mas o próprio trabalhador.
É natural que alguns profissionais sejam mais reservados, enquanto outros são mais rigorosos e outros mais autoconfiantes a ponto de não querer esse tipo de avaliação a respeito de seu trabalho. Nessas horas, o que um gestor pode fazer? A dica é aplicar dinâmicas em grupo para estimular o trabalho em equipe e o crescimento de todos.
Um exemplo de dinâmica que pode ser muito benéfica para a empresa é a chamada Dinâmica do Barco que, embora possua um nome que até parece cômico, é uma atividade que estimula o entendimento da importância do trabalho em equipe e da boa comunicação. Além disso, ela promove a autoestima dos colaboradores, levando-os a enxergar potenciais uns nos outros.
Dinâmica do Barco: trabalho em equipe sem dificuldades
O propósito da Dinâmica do Barco é promover a integração entre os colaboradores da empresa, eliminando qualquer barreira que possa sobrepor o pensamento de que cada um é melhor trabalhando sozinho.
A atividade se concentra na construção de um barco, tarefa que deve ser seguida em três etapas distintas. Cada grupo pode fazer um barco pequeno, médio ou grande, mas precisa seguir restritamente as regras impostas na dinâmica.
Primeira etapa
Nesta primeira etapa, as equipes devem propor ideias entre si para construir o barco sem qualquer tipo de comunicação que não seja a mímica. Falar, fazer anotações, murmurar, cantar ou qualquer forma de comunicação é proibida durante os três primeiros minutos de atividade.
Segunda etapa
Passados os três minutos, o líder de cada grupo poderá se comunicar com os outros integrantes, mas a regra contra anotações e outras comunicações continua válida. Somente o líder poderá se comunicar, de modo a facilitar a construção do barco. Esta etapa deve durar mais três minutos.
Terceira etapa
Nesta etapa final, as equipes poderão se comunicar normalmente por quatro minutos. Os monitores da atividade não podem dar palpites, mas somente observar e analisar cada forma de contato entre os integrantes para que o barco seja montado. Ao término da dinâmica, todos os monitores darão o veredito para conferir se as equipes conseguiram montar seus barcos.
Vantagens da Dinâmica do Barco
A principal vantagem da Dinâmica do Barco consiste justamente em fazer com que os colaboradores se sintam à vontade uns com os outros. Mesmo que alguns deles já se conheçam e interajam entre si no dia a dia, a divergência de ideias e opiniões ao longo da dinâmica acaba se tornando uma aliada do trabalho coletivo em prol de um bem em comum.
Além disso, os participantes da dinâmica se sentem mais motivados e confiantes nas habilidades uns dos outros para atingir o objetivo. Mesmo que existam restrições no momento da atividade, a criatividade, a persistência, o comprometimento e a comunicação eficaz garantem o sucesso da atividade. Todas essas competências acabam sendo mais trabalhadas e notadas pelos funcionários, que começam a ter um desempenho mais aperfeiçoado durante sua rotina de trabalho.
Conheça outras dinâmicas para integrar equipes de trabalho!