A procura por um novo emprego requer estratégias inteligentes para impressionar os entrevistadores e garantir a tão sonhada vaga. Nessa jornada, além de demonstrar seriedade e profissionalismo durante a entrevista, é importante entregar um currículo verdadeiro — pois é justamente este documento o primeiro contato entre o candidato e o entrevistador.
Para quem deseja uma recolocação no mercado de trabalho, a principal dúvida diz respeito à melhor forma de informar que a busca pelo emprego está sendo realizada ao mesmo tempo em que o profissional está trabalhando. Afinal, será que é correto colocar a empresa atual no currículo? Não divulgar o cargo seria uma ação não verdadeira? Entenda como colocar no currículo que ainda está trabalhando sem causar uma impressão errada:
Currículo: 3 dicas para colocar que ainda está trabalhando
Não hesite em pôr o nome da empresa atual
Uma das coisas que os profissionais de recrutamento investigam é se você se mantém atualizado, estando ou não ativo no mercado de trabalho. Isso demonstra que você não parou no tempo e que procura novas oportunidades de crescimento. Se você está trabalhando, portanto, não hesite em colocar o nome da empresa e o serviço que executa nela.
Liste os cursos feitos para se enquadrar na nova vaga
Quando você expõe os cursos específicos relacionados à vaga que deseja, fica mais claro para o entrevistador que você está se esforçando para se adequar ao que a empresa necessita. Não precisa colocá-los em ordem cronológica. O importante é alinhá-los de acordo com as habilidades que a organização necessita e, assim, se enquadrar mais facilmente ao processo.
Caso o recrutador questione o porquê da sua procura pela nova vaga, é interessante comentar que os cursos o ajudaram a expandir suas atividades e a procurar uma chance mais oportuna de praticá-las.
Foque no desenvolvimento do currículo
O fato de sair da sua empresa atual para outra pode ter inúmeros motivos. O mais comum é a insatisfação — seja ocasionada pelo ambiente, pela falta de oportunidades ou de progressão, abusos, entre outros. Contudo, procurar outra empresa para trabalhar simplesmente porque a atual não é do seu gosto não é um motivo muito convincente. O ideal é estabelecer um foco e descrever seus objetivos profissionais no currículo, alinhando-os com sua área de atuação e com a vaga oferecida.
Quando o recrutador percebe que você está seguindo uma linha de atuação bem específica e que seu emprego atual não proporciona o que você deseja, fica muito fácil explicar porque está buscando por algo novo. Siga esse foco para que sua resposta durante a entrevista seja verdadeira e esteja de acordo com suas necessidades profissionais.
O ato de colocar no currículo que ainda está trabalhando não vai parecer algo ameaçador se você for transparente, tanto no seu objetivo como nas formas que você procura para atingi-lo. Agindo com ética e honestidade, o recrutador perceberá que você já tem uma noção certa do que procura, é amadurecido profissionalmente e que a empresa que divulga a vaga é o local certo para você.