Dividir o ambiente de trabalho com outras pessoas não é uma tarefa fácil. Por mais que o clima seja agradável, a verdade é que em praticamente todo o lugar sempre terá alguma pessoa mau-caráter que fará de tudo para prejudicar os outros. Isso é muito mais frequente do que se imagina, podendo trazer efeitos devastadores para os profissionais e para a própria empresa, que acaba com os resultados prejudicados.
Confira algumas dicas de como lidar com pessoas que fazem de tudo para prejudicar seu trabalho:
Como lidar com pessoas que querem te prejudicar no trabalho
Resolva o assunto diretamente com a pessoa
Uma das formas mais diretas de resolver o problema de uma vez por todas é ir tratar a situação diretamente com a pessoa que está causando o problema. Para isso, entretanto, é preciso que você tenha certeza do que está acontecendo e vá conversar com o verdadeiro culpado da situação.
É claro que você não vai provocar uma briga ou uma discussão mais calorosa, pois isso pode aumentar ainda mais o conflito. Você deve chamar a pessoa para conversar e perguntar o porquê desse comportamento. Deixar claro quais são os seus objetivos é uma forma de esclarecer o problema e encontrar a solução.
Seja discreto
Uma eficiente forma de se proteger das pessoas que querem te prejudicar no ambiente de trabalho consiste em manter a discrição sempre. Não exponha sua vida pessoal dentro do ambiente profissional e não fale tanto dos seus planos perto das pessoas que você sabe que estão esperando apenas uma informação para tentar te derrubar. Mantenha sua vida pessoal em sigilo, compartilhando-a apenas com quem você realmente confia.
Saiba quem você é
O grande erro da maioria das pessoas é se deixar abalar pelos comentários e fofocas que surgem a seu respeito no trabalho. Para que você não se abale e não dê ouvidos a esses comentários, é fundamental que você se conheça e tenha consciência das suas qualidades, de modo a não se deixar abalar com facilidade.
Coloque limites
Uma atitude bastante comum de quem quer te prejudicar é sobrecarregar você de tarefas que não são de sua responsabilidade. Toda vez que você aceita “ajudar” em algo que não é da sua competência, você estará se sobrecarregando e abrindo espaço para que se aproveitem cada vez mais de você. Portanto, coloque limites. Se perceber que alguém está se aproveitando de você, comece a rejeitar as tarefas extras.