Home > Desenvolvimento Pessoal > Como saber se a cultura da empresa se encaixa no seu perfil profissional?

Como saber se a cultura da empresa se encaixa no seu perfil profissional?

Encontrar um lugar que coincida com seus valores tornar o dia a dia de trabalho mais favorável

© Depositphotos.com / adriana13 Ao entender bem como a empresa funciona, fica fácil de saber se você atende ao perfil exigido.

A gente cresce formando nossa personalidade com os valores que aprendemos no seio familiar, na escola e nos grupos sociais que frequentamos. Conforme vamos crescendo, alguns valores são ratificados, outros retificados e outros ainda totalmente descartados. E na hora que vamos ingressar no mercado de trabalho essa nossa bagagem precisa ser avaliada, de forma que nossa personalidade também se encaixe com a cultura da empresa.

Trabalhar em um lugar que possui valores parecidos com os seus ajuda na produtividade e na qualidade de vida. Afinal de contas, não há nada mais desagradável do que acordar cedo, sair de casa, pegar trânsito e passar no mínimo oito horas com pessoas que não lhe agradam e num ambiente pouso satisfatório.

Pensando nisso, o site de recrutamento The Muse publicou um artigo separando quatro palavras que ajudam a resumir a cultura e os valores de uma empresa. É fato que você só conhece bem a empresa onde trabalha quando está dentro dela, mas certas palavras podem ajudar você a identificar melhor o perfil da empresa antes de enviar o currículo, evitando decepções e frustrações. Confira:

1. Ritmo acelerado
Isso significa que há muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Além disso, sugere que você irá migrar de um projeto para outro sem muito tempo para sentar e refletir. Sendo assim, este é um ambiente ideal para alguém que fica facilmente entediado ou não curte tarefas muito definidas.

Por outro lado, uma empresa com foco na velocidade (ou seja, feito é melhor do que perfeito) pode ser estressante para os perfeccionistas. Também pode ser difícil para as pessoas que não gostam de ser multitarefa. Se você quiser tempo para ter ideias e refletir, sem pressão para atingir resultados em prazos curtos, procure um ambiente de trabalho que seja descrito como descontraído.

2. Igualitário
Esta é a empresa que você está procurando se é um grande pensador que quer ser capaz de contribuir com ideias durante todo o processo. Isso sugere que todos têm uma chance, e você terá mais acesso e oportunidades com base em ideias.

Porém, uma empresa com este tipo de ambiente pode deixá-lo louco se você almeja uma estrutura clara, de cima para baixo (ou seja, na qual um chefe lhe dá atribuições) ou se você é um profissional de nível médio ou superior que realmente não gosta de trabalhar com pessoas com menos experiência. Se você é assim, provavelmente prefere um sistema hierárquico.

3. Social
Você quer fazer amigos no trabalho? Se você é novo na cidade ou simplesmente aprecia sair com seus colegas dentro e fora do escritório, um local de trabalho social pode ser exatamente o que você está procurando.

Mas você não ficará feliz se for o tipo de pessoa que vive 100% focada no trabalho. Este ambiente poderia ser um desafio se parecer que as todas as pessoas da empresa se socializam no decorrer das horas, menos você. Se você não gosta da atividade que todos participam (praticando esportes, bebendo ou fazendo dinâmicas), você pode ficar desconfortável. Então procure um lugar com ênfase no trabalho individual – e onde as pessoas gostam de papear ao somente fora do escritório.

4. Rápido crescimento
Em um departamento de rápido crescimento, é mais fácil para você evoluir na sua posição e dar um up no seu currículo com velocidade. Se você gosta de palavras como “startup”, “inaugural” ou “mudança”, provavelmente vai se tornar mais flexível e assumir novas posições. É alguém entusiasmado e com a perspectiva de trabalhar sem um roteiro, apesar das incertezas.

Por outro lado, este tipo de empresa não é ideal para quem quer o conforto e segurança que vêm com um papel bem estabelecido. Se você quiser seguir os sistemas, saber o que um antecessor colocou em prática e que suas responsabilidades coincidem exatamente com o que você acordou, procure uma empresa que seja descrita como estável.

Conheça a empresa durante a entrevista

A cultura varia de organização para organização, e isso não é algo que você deseja desconsiderar. Além de prestar atenção às palavras usadas para descrever o ambiente de trabalho, aprofunde e faça questão de aprender mais durante sua entrevista.

Pergunte sobre como realmente é trabalhar lá, mas tenha em mente que não há um local de trabalho definido como ideal. Esse perfil vai depender dos estilos de trabalho e valores de cada profissional.

Portanto, seja honesto consigo mesmo sobre o que você realmente está procurando. Dessa forma, você pode fazer uma pesquisa mais assertiva e ingressar em algum lugar que seja bom para você.

Matérias Relacionadas