Você é uma pessoa mais ativa ou passiva em suas decisões? Prefere ocupações que exigem muita atividade ou se dá melhor quando se concentra em uma tarefa por vez? Por mais que você já tenha uma carreira definida, muitas perguntas desse tipo permanecem sem respostas quando não há autoconhecimento profissional.
A todo momento, as pessoas precisam escolher caminhos a serem tomados em sua vida — seja no âmbito romântico, financeiro ou profissional. Algumas dessas decisões podem ser muito difíceis de serem tomadas, especialmente se o indivíduo não possui conhecimento a respeito de si mesmo.
Uma ótima maneira de começar a resolver esse problema e investir no autoconhecimento é executando o questionário Proust, formado por uma série de perguntas elaboradas no final do século XIX, parte de um passatempo comum na época, e respondidas pelo conhecido autor francês Marcel Proust. Desde então, elas foram utilizadas em entrevistas de emprego, avaliações de personalidade, testes vocacionais e pela Psicologia como forma de estimular o autoconhecimento.
Desenvolvendo e respondendo o questionário Proust
As perguntas do questionário, por si só, são bem simples. Para tirar o maior proveito, o ideal é respondê-las de maneira detalhada, expandindo o que cada uma te faz refletir sobre si mesmo. Na hora de responder sobre seu passatempo ou autor favoritos, por exemplo, explique o motivo por trás da escolha e o que te levou a pensar neles primeiro.
A seguir, as perguntas do questionário Proust com pequenas modificações para atualizá-lo aos dias de hoje:
- 1-Qual o principal aspecto de sua personalidade, ou seja, sua essência?
- 2-Qual a qualidade que você mais admira em um homem ou em uma mulher?
- 3-Qual qualidade você mais aprecia nos seus amigos?
- 4-Qual seu maior defeito?
- 5-Qual seu passatempo preferido?
- 6-O que é felicidade para você?
- 7-E o que é tristeza?
- 8-Se você não fosse você, quem seria?
- 9-Que lugar que você gostaria de morar?
- 10-Qual é a sua cor favorita?
- 11-Qual é o seu escritor ou escritora favorita?
- 12-Qual seu personagem favorito na ficção?
- 13-Quais são os seus artistas favoritos?
- 14-Quem são os seus heróis na vida real?
- 15-Quem são suas heroínas na vida real?
- 16-Você tem uma ou mais palavras favoritas?
- 17-O que você odeia?
- 18-Quais figuras históricas você mais detesta?
- 19-Qual talento ou dom natural você gostaria de ter?
- 20-Como você gostaria de morrer?
- 21-Como está seu estado de espírito agora?
- 22-Qual defeito (nos outros) você não suporta?
- 23-Qual o seu lema?
Você pode fazer como Proust fazia e responder todas as perguntas em um caderno, ou apenas ir pensando nas respostas conforme lê. Entretanto, a primeira opção é melhor, uma vez que escrever ajuda a fixar as ideias e deixa um registro que você poderá rever daqui a algum tempo, quando suas opiniões possivelmente estiverem diferentes do que são hoje.