Além de toda pressão e concorrência no ambiente profissional, certas vezes o indivíduo pode sofrer também com a presença de pessoas tóxicas no trabalho. São espécies de vampiros emocionais, que sugam a energia de quem está por perto e fazem com quea vítima comece a duvidar de suas capacidades.
Essas pessoas podem ser gananciosas, fofoqueiras, negativas entre tantos outros tipos existentes por aí. Mas, independente da nomemclatura, elas podem desestabilizar qualquer funcionário, colocando em xeque seu bem-estar mental e originsando até mesmo problemas físicos.
De acordo com um levantamento do site Inc.com, geralmente 90% dos funcionários top performers são hábeis em gerenciar suas emoções. Então aprenda como manter o equilíbrio e lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho:
Imponha limites
Pessoa de sucesso sabem fazer isso muito bem. Observe as situações e evite que os comentários negativos dos outros afetam seu desempenho e seu senso de realização. Aprenda a reagir menos às opiniões dos outros, especialmente aqueles que você conhece e sabe que são têm um coração bom.
Deixe a energia positiva aflorar
Ao invés de perder tempo pensando naquela pessoa negativa e como ela afeta sua vida, procure pensar em coisas mais positivas. Deixe a pessoa tóxica de lado e coloque sua energia na luta pelos seus objetivos.
Pratique o autoconhecimento
Quando você sabe muto bem o que busca e qual caminho para chegar lá, passa a ter segurança e equilíbrio para por em prática as ações, sem se deixar de lado pela opinião de quem no fundo só quer o seu mal.
Concentre-se em coisas realmente importantes
Crie uma barreira entre você e as pessoas que propagam o caos, de forma que fique mais fácil se distanciar de situações perigosas. Escolha suas batalhas com sabedoria e conserve a sua energia para coisas realmente maiores e melhores.