Um dos problemas enfrentados por empresários de várias partes do Brasil é o absenteísmo, ou seja, quando o funcionário não comparece ao local de trabalho e deixa de desempenhar suas atividades. De atrasos a faltas frequentes, o absenteísmo nas empresas pode prejudicar, e muito, a produtividade de toda a equipe e impactar diretamente na produção da instituição, relacionamento com fornecedores, qualidade de produtos e serviços, entre outros fatores.
Para tentar driblar esta situação, separamos alguns dos principais motivos que levam ao absenteísmo nas empresas e como evitar que isto ocorra. Acompanhe.
Liderança falha e infraestrutura precária
Empresas com líderes despreparados e que não sabem lidar com pessoas correm maior risco de presenciar a debandada dos funcionários. O absenteísmo nas empresas deve ser combatido com treinamento de gestores e também com investimentos na infraestrutura da instituição, afinal, nenhum colaborador tem interesse em trabalhar em um local inadequado para a realização de suas tarefas.
Metas impossíveis e comunicação equivocada
Outro fator que pode desanimar, motivar faltas e até mesmo a saída de funcionários é a exigência de metas impossíveis de serem cumpridas. Ter objetivos é sim fundamental, porém não adianta nada exigir resultados inatingíveis. Em casos assim, o colaborador pode se sentir desmotivado e muito estressado por não realizar o esperado. Para corrigir tal falha, é preciso investir na comunicação entre os setores da empresa, ou seja, conversar e ouvir a opinião de quem trabalha para a instituição é fundamental para uma melhor coesão.
Ambiente profissional e feedback
Valorize um ambiente mais agradável para o trabalhador, integre ele com o restante da equipe e não deixe que se sinta deslocado. Muitos fatores que levam ao absenteísmo nas empresas são provocados por um clima nada saudável no ambiente do trabalho. Também invista no feedback e dê retorno aos funcionários sobre o que acontece na instituição, discuta resultados e congratule metas alcançadas. Esta valorização faz total diferença e diminui consideravelmente a possibilidade de absenteísmo.
Qualidade de vida
Essencial no dia a dia do trabalhador, a qualidade de vida é diretamente relacionada ao aumento (ou não) do quadro de absenteísmo nas empresas. Pense em alternativas para garantir um ambiente mais descontraído e que motive a pessoa a enfrentar um dia a dia de muitos desafios. Pense que grande parte dos funcionários pode residir longe do local de trabalho, ou seja, a pessoa já passa por um estresse antes mesmo do início da jornada profissional.