Pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgada recentemente mostra que mesmo em meio ao cenário econômico desfavorável, o mercado brasileiro de franquias se mostrou bastante resistente. Segundo a pesquisa, entre janeiro e setembro deste ano, houve crescimento de 10,1% e o mercado atingiu faturamento de R$ 99,385 bilhões, em relação ao mesmo período do ano passado.
O mercado de franquias, na contramão da crise, não fala em perdas, mas em oportunidades. “Esses investimentos envolvem planejamento e preparação, já que todo negócio é passível de risco. Por outro lado, o investidor sempre vai poder contar com o poder da marca e a estrutura por trás do negócio”, justifica Altino Cristofoletti, vice-presidente da ABF.
Altino explica que a conexão entre o franqueador e o franqueado é um importante aliado no sucesso do negócio. “Ao investir é necessário saber que todo contrato demanda direitos e deveres. Por um lado, o franqueado tem o foco direcionado em vendas, enquanto o franqueador está empenhado em marketing e conceito da marca”, diz.
Para diminuir os riscos do investimento é importante conhecer bem a marca em que se pretende investir. “Essa precisa ser uma decisão racional. Além de todo o planejamento para o negócio, em termos de recursos, sempre que possível, converse com outros franqueados, pesquise sobre a empresa e saiba se adaptar ao conceito de cada marca”, sugere Altino.
Para auxiliar na escolha e pesquisa sobre empresas as quais se deseja investir, a ABF dispõe de um selo de excelência, uma chancela anual para empresas associadas que apresentam bom desempenho.
Conheça cinco setores que estão em alta e prometem dar bons resultados em 2016.
Alimentação
Um dos mais tradicionais segmentos, o mercado de alimentação é o que reúne o maior número de redes de franquias, correspondendo a 23% do total de empresas do Franchising. Quiosques, lojas grandes, lojas compactas, food trucks e drive trhu são algumas possibilidades para investimento. “É um segmento que se reinventa a todo momento e oferece aos investidores oportunidades de se instalarem em diferentes pontos comerciais”, afirma Altino.
Turismo e Hotelaria
Entre empresas hoteleiras, agências de turismo e empresas de intercâmbio, este é um segmento que ainda é dominado por grandes companhias, mas se mostra em constante potencial de crescimento. Com as Olímpiadas de 2016, no Brasil, o Comitê Organizador, espera que o volume de recursos trazidos para o país seja de R$ 7 bilhões, atraindo 500 mil turistas.
Educação e Treinamento
O que impulsiona o segmento, segundo Altair, é a consciência de que a empregabilidade depende do nível de qualificação profissional. Desta forma, escolas de idiomas, com foco em conversação, e cursos profissionalizantes são as tônicas deste segmento.
Veículos
Redes de estacionamentos, locadoras de veículos, oficinas especializadas em trocas de óleo, funilarias, lava a jato e lojas de pneus são algumas opções de investimento. “O mercado de veículos novos não está performando como deveria, por isso, investir em redes de manutenção veicular e locação de veículos, por exemplo, são boas apostas”, justifica.
Bem-estar
Ainda que o cenário pareça desfavorável, Altair explica que os brasileiros não abrem mão de cuidar do corpo, da beleza ou da saúde. As franquias voltadas ao bem-estar mostram desenvolvimento interessante e podem estar em formato de clínica estética, quiosques para venda de produtos de beleza ou mesmo academias.
Outros números
Os segmentos que mais cresceram em faturamento no 3º trimestre foram Educação e Treinamento, Negócios, Serviços e Outros Varejos e Veículos, com 15% de crescimento, seguidos por Hotelaria e Turismo, com 14% de expansão.
O levantamento registra ainda que o número de unidades cresceu 2% de julho a setembro deste ano, totalizando 133.897 operações de franquias em atividade.