O empreendedorismo tem ganhado um grande destaque na economia do Brasil e do mundo nos últimos anos. O conforto de se lançar no mercado com boas ideias e sendo seu próprio patrão atrai as pessoas para esse tipo de negócio. Empreender pode ser um bom caminho de independência e sucesso, mas é preciso ter consciência de que para se chegar no topo muitos imprevistos e muitas dificuldades são enfrentadas.
Christian Martin, consultor de marketing digital, aponta, em colaboração à Entrepreneur, algumas atitudes que podem ser verdadeiros obstáculos para o sucesso no mundo dos negócios. Conheça alguns motivos que geralmente causam a derrota de novos empresários e previna-se deles!
Ter medo
O medo pode ser um companheiro complicado. Muitas vezes nem temos consciência de que deixamos de tomar algumas decisões por conta dele. O medo inconsciente vem disfarçado de indecisão, indiferença, dúvida, procrastinação e falta de ambição. É importante, quando chegamos nesse estado vacilante, nos perguntarmos “o que eu estou evitando?”
Ao se confrontar, busque ser sincero com você mesmo e perceber que sem falhas não existe evolução. Se sua ideia é original e seu projeto de trabalho é contundente, acredite nele. Não tenha medo do sucesso e nem do fracasso. Busque frases inspiradoras, caminhos e estratégias que lhe permitam ter uma mínima segurança para seguir seu projeto. Os melhores empreendedores são os que se lançam a ideias originais e acreditam em si mesmos.
Ser centralizador
É muito comum que pequenos empresários sejam centralizadores e tentem fazer tudo sozinhos. Centralizar tudo em suas mãos só vai lhe deixar sobrecarregado e impedir que colaboradores enriqueçam ainda mais seu projeto.
Mais importante do que centralizar tudo em suas mãos é sabem recrutar uma equipe talentosa, motivada e com qualidades que agreguem valor ao trabalho que precisa ser feito. Mais cabeças pensando são capazes de diagnosticar potenciais e erros com mais clareza, além de agregarem valores que representam o que o consumidor deseja de suas marca. Esteja sempre atento a esses pontos.
Não ter persistência
Fracassos temporários, erros e retrocessos existem para que a experiência negativa nos faça aprender e evoluir e não para que desistamos. Você com certeza não obterá lucro e sucesso instantâneo, essa é uma caminhada lenta que precisa ser bem edificada para que não desmorone no fim. É preciso esforço duradouro e muitas rejeições para chegar ao sucesso.
Não investir em si mesmo
Tão importante quanto investir no seu negócio é investir em si mesmo. A escolaridade básica formal é muito importante para nosso preparo, mas, no mundo atual, é preciso ir além dela para obter sucesso. Invista em cursos, treinamentos, leituras e experiências que possam agregar conteúdo ao seu negócio e a você mesmo enquanto ser humano. Investir em laser e saúde é o que vai garantir a sua qualidade de vida e seu bom desempenho no trabalho. Lembre-se: trabalhamos para conquistarmos uma boa qualidade de vida. Portanto, o trabalho deve ser nosso aliado e não o produtor de stress e infelicidade.
Não ter foco
Passamos o dia todo angustiados e ocupados com tarefas que nem sempre são as tarefas prioritárias para o desenvolvimento de nosso negócio e para nosso desenvolvimento pessoal. Deixe de fazer aquilo que esperam de você e se organize para saber discernir o que realmente importa.
É comum procrastinarmos para fazer coisas que fogem à nossa rotina, mas, muitas vezes, são essas coisas que deveriam ser mais rapidamente resolvidas. Não acumule problemas, seja organizado e reserve um momento do dia para a resolução dos pequenos detalhes que na verdade são muito importantes para desenrolar os problemas do dia a dia.