Home > Empreendedores > Aprenda a empreender com uma aula de empreendedorismo

Aprenda a empreender com uma aula de empreendedorismo

Ao invés de ficar acomodado e obtendo resultados previsíveis, quem gosta de inovação vai ter uma ajuda a mais para exteriorizar seus projetos

planejamento

Foto: fharos

Todos nós temos ideias e sonhos e a diferença entre somente tê-los e colocá-los em prática é absurdamente gigante. Há quem já nasça com as características básicas para ser um empreendedor, com atitudes e coragem para fazer o que acredita. No entanto, quem não tem muito jeito com isso, não precisa se desesperar, algumas entidades já estão começando a inserir aulas de empreendedorismo em seus cursos para ensinar ao aluno o que ele deve fazer para se destacar.

Em 2014, quem estiver interessado em aprender como ser um empreendedor, poderá fazer um curso de empreendedorismo de nível técnico. A disciplina faz parte de um convênio entre o Ministério da Educação e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec).

Entre os 15 cursos que incluem essas aulas de empreendedorismo estão: cabeleireiro, promotor de vendas e reparador de computadores. A disciplina será oferecida com carga horária de 52 horas. O objetivo do acordo é atingir 1,5 milhão de estudantes até o final de 2014.

A missão dessa proposta, além de passar a teoria, é mostrar a capacidade do aluno em se inserir no mercado como autônomo e não mais como um empregado. Isso vai ajudá-lo a colocar em prática aquele projeto guardado na gaveta.

À distância

Outro caminho que há para quem gosta de inovar são os cursos on-line. Existem diversas instituições aptas e credenciadas a desenvolvê-los de forma séria e competente, como o próprio Sebrae e também a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Muitos deles ainda são gratuitos e de curta duração.

Equipe

Foto: iped

Os cursos ajudam os alunos a repensarem sobre os negócios que já possuem, fazendo com que se mantenham atualizados, com a possibilidade de se diferenciar quanto ao concorrente. Da mesma maneira também capacita e credencia quem está querendo começar um negócio.

De acordo com especialistas no assunto, o mercado é dinâmico e a cada hora surge algo novo, então é importante que o empreendedor esteja sempre atento às modificações, reciclando-se e aumentando sua competitividade.

Matérias Relacionadas