Cada vez mais, jovens empreendedores vêm fazendo sucesso com ideias inovadoras que chegam a valer bilhões. Isso porque, além da conexão com alta tecnologia e o bom relacionamento interpessoal, de acordo com um estudo publicado pela The Guardian Life Small Business Research Institute, os jovens empreendedores de sucesso – com menos de 29 anos – têm menos apego a seus negócios e são mais originais do que tradicionais.
O que os motiva é a perseverança, o dinamismo, o apoio, a ingenuidade, a energia e, principalmente, a paixão. Alguns estudos revelam que existem alguns segmentos que destacam essa motivação, como e-commerce, moda, design, música e esportes de aventura.
É o exemplo de Christian Owens que, inspirado em Steve Jobs, fundou a Mac Bundle Box, uma empresa que vende aplicativos para computadores da Apple. A ideia foi implementada quando ele tinha 14 anos. Aos 16, o jovem empreendedor de Corby, na Inglaterra, já havia conquistado o seu primeiro milhão de dólares.
Também da Inglaterra, Laurence Rook apresentou aos 13 anos um inovação que facilita o dia a dia das pessoas. A ferramenta telefona para o dono da casa quando alguém toca a campainha e permite que se fale por meio do interfone mesmo que não haja ninguém em casa. O jovem vendeu mais de 45 mil unidades do chamado SmartBell para a empresa Cmmtel Innovative. Ele afirmou em diversas entrevistas que a ideia surgiu por meio de uma frustração da sua mãe, que não aguentava mais ir aos correios buscar as encomendas que não haviam sido entregues porque não havia ninguém em casa.
Jovem brasileira é destaque no empreendedorismo
No Brasil o empreendedorismo jovem também é destaque. Entre os países desenvolvidos e emergentes, o chamado G20, o Brasil e a Rússia são os únicos nos quais os jovens empreendedores entre 18 e 24 anos representam um número maior do que aqueles que têm 35 anos ou acima disso.
Uma das mais famosas jovens empreendedoras do mundo é brasileira, inclusive. Conhecida como a “Menina do Vale”, Bel Pesce estudou no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e trabalhou em gigantes como Microsoft, Google e Deutsche Bank.
A jovem descobriu a vocação para o empreendedorismo após uma competição de planos de negócios, realizada pelo MIT. Desde então participou ativamente de diversos projetos em companhias diferentes. Um dos seus maiores feitos foi, em parceria com outras pessoas, a criação do Lemon, um aplicativo que cria uma réplica digital da sua carteira no seu telefone.
Com tantos sucessos acumulados e experiências, ela começou a escrever livros para encorajar outros jovens. Em 2012, Bel foi nomeada “Jovem empreendedora do ano” pelo Prêmio Jovem Brasil, foi listada como uma das “100 pessoas mais influentes do Brasil” pela revista Época e seu livro foi votado “Melhor livro do ano” pela Arata Academy.