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Dicas para montar um comércio eletrônico de sucesso

Planejamento, atendimento ao cliente e divulgação são aspectos importantes.

© Depositphotos.com / maxxyustas O comércio eletrônico deve oferecer ao consumidor as possibilidades de uma loja física.

No Brasil, muitas pessoas desejam abrir o seu próprio negócio, mas não possuem conhecimento nem capital necessários para mantê-lo. Um aspecto que também pode trazer dificuldades é a escolha do espaço físico, a sua localização, aluguel etc. Por isso, uma boa opção é investir em um mercado que vem crescendo no país: o e-commerce.

Mas, antes de iniciar este novo negócio, saiba que é preciso montar uma estrutura, em muitos casos, tão complexa como a de um comércio físico. Então, veja algumas dicas de como começar a vender produtos na internet.

Público

Depois de escolher em qual segmento vai atuar e que tipo de produtos vai vender, é essencial definir quem será o público-alvo do seu e-commerce. Isso vai delinear o caminho a ser seguido para implementar uma loja virtual, desde o layout até a forma de divulgação, a fim de que as pessoas se identifiquem com a sua marca.

Atendimento

O foco principal de qualquer negócio é conquistar a fidelidade do cliente e, para isso, oferecer serviços de qualidade, sérios e honestos valem pontos. Como seu e-commerce está online, assim como o consumidor, ofereça vários canais de atendimento: telefone, e-mail, chat, Facebook, Twitter etc. Não se esqueça de disponibilizar todos esses contatos na página inicial, para facilitar a procura do internauta.

Vitrine virtual

A preocupação com o endereço e o layout do e-commerce também faz muita diferença nos resultados de vendas. Utilizar um endereço eletrônico muito extenso ou com palavras e grafias não usuais podem dificultar o acesso dos consumidores, além de ser mais difícil memorizar. Todos os produtos devem ser classificados em categorias, ter fotos com resolução adequada, descrição detalhada e outras informações que ajudem o consumidor na hora da compra. Lembre-se: um site de comércio eletrônico eficiente tem que prezar pela usabilidade e o fluxo de compra.

Estoque e logística

Um ponto importante para se pensar é sobre o estoque e a logística, já que, a princípio, você não terá um espaço físico grande para guardar os produtos que serão comercializados. Saiba que, quanto mais produtos vendidos, maior deve ser seu estoque, porque é um erro muito grave vender o que não se pode entregar. Invista em embalagens adequadas que protejam o produto. Deixe claro, também, o processo de troca e devolução, respeitando os prazos e as políticas do Código de Defesa do Consumidor. Afinal, na internet, um cliente insatisfeito pode reclamar nas redes sociais e reduzir a reputação da sua loja.

Formas de pagamento

Para ampliar a sua possibilidade de venda, ofereça vários meios de pagamento. Mesmo que as formas mais utilizadas sejam cartão de crédito e boleto bancário, tenha opções de depósito bancário, financiamento e, se possível, parcele o valor dos produtos.

Plataformas

A plataforma na qual sua loja estará hospedada faz diferença nos resultados. Ela deve suportar o volume de acessos e vendas, ter baixo tempo de carregamento e lhe dar suporte adequado quando necessário. Será um ponto positivo se seu e-commerce tiver uma versão mobile.

Divulgação

Para ter uma loja virtual de sucesso, investir em marketing digital é uma dica praticamente essencial. Atualmente, existem muitas ferramentas, como otimização de resultados de busca, links patrocinados, e-mail marketing, páginas em redes sociais etc. Esta estratégia reforça a comunicação com os clientes.

Feedback e resultados

Depois de criar a loja virtual, utilize ferramentas e softwares para analisar os resultados e monitorar o tráfego. Plataformas como o Google Analytics dão a possibilidade de você saber quais aspectos estão funcionando e o que ainda precisa ser melhorado em seu e-commerce. Providencie também um certificado digital, onde o consumidor poderá avaliar como foi o atendimento do seu negócio.

Para auxiliar os novos empreendedores e esclarecer muitas dúvidas sobre os desafios do comércio eletrônico, você pode procurar uma consultoria com entidades do setor ou no Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), assim, as chances de aproveitar as oportunidades deste mercado aumentam.

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